Future of Money

Juiz autoriza aquisição da Voyager pela Binance apesar de oposição da SEC

Empresa falida de empréstimos com criptomoedas aceitou acordo com o braço da corretora nos Estados Unidos

Empresa de empréstimos com criptomoedas declarou falência em 2022 (the-lightwriter/Getty Images)

Empresa de empréstimos com criptomoedas declarou falência em 2022 (the-lightwriter/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de março de 2023 às 10h50.

O juiz Michael Willes, da corte do Distrito Sul de Nova York, autorizou na terça-feira, 7, a continuidade do processo de aquisição da empresa de empréstimos com criptomoedas Voyager pelo braço da exchange Binance nos Estados Unidos. A autorização contraria a Comissão de Valores Mobiliários do país, a SEC.

Em sua decisão, Willes disse que ainda vai analisar mais detalhadamente o acordo de venda, mas que está inclinado a aprová-lo. Inicialmente, a Voyager havia aceitado uma proposta de aquisição pela FTX, mas a exchange declarou falência em novembro, levando ao acordo com a Binance.

O acordo foi avaliado em US$ 1,02 bilhão e descrita pela empresa falida de empréstimos com criptomoedas como a "melhor" proposta, tendo em vista seu objetivo de "maximizar o valor devolvido aos clientes e outros credores em um prazo acelerado". Mesmo assim, a SEC se opôs à venda.

Em janeiro, a agência reguladora alegou uma falta de “informações indispensáveis" sobre o acordo, como a capacidade da Binance.US de financiar a aquisição e como ocorrerá o retorno dos fundos de clientes prejudicados pela falência da companhia.

Além disso, o regulador também requisitou que a Voyager fornecesse mais detalhes sobre o que aconteceria caso a transação não fosse concluída até 18 de abril. A SEC destacou que comunicou suas preocupações à empresa e seus credores, mas eles aprovaram o acordo.

Na mesma audiência em que o juiz anunciou sua decisão, os advogados que representam a Voyager disseram que os credores poderão recuperar até 73% dos fundos graças ao acordo. O valor é maior que as estimativas iniciais e cresceu, em parte, devido à melhora do mercado de criptomoedas.

Além da SEC, reguladores dos estados do Texas e de Nova Jersey criticaram a aquisição, mas o juiz determinou que os argumentos e críticas eram menos importantes que a continuidade do processo de reestruturação financeira da Voyager. Ele avaliou ainda que os reguladores não apresentaram "argumentos fortes" o suficiente para parar o acordo.

Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender crypto com segurança e atendimento 24 horas. Abra agora sua conta e desbloqueie seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)SECCriptomoedas

Mais de Future of Money

ETFs de Ethereum nos EUA vão ter demanda menor que os de bitcoin, projeta gestora

Brasileiros investem R$ 46 milhões em fundos de cripto em semana negativa ao redor do mundo

Hegemonia do bitcoin no mercado cripto atinge menor nível em cinco meses

Autor de 'Pai Rico, Pai Pobre' diz que 'bitcoin está despencando', mas quer 'comprar mais'

Mais na Exame