Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Javier Milei é inocentado em investigação sobre criptomoeda meme Libra

O presidente da Argentina estava sendo investigado por promover a criptomoeda meme Libra, que gerou prejuízo para uma série de investidores

 (Emiliano Lasalvia / AFP)

(Emiliano Lasalvia / AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de junho de 2025 às 16h53.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

O presidente da Argentina Javier Milei, que estava sendo investigado pela promoção da criptomoeda meme LIBRA, foi inocentado das acusações.

Em fevereiro deste ano, Milei publicou sobre a criptomoeda meme em sua conta no X. A LIBRA chegou a ser negociada por US$ 4,50 após a sua estreia, mas caiu 90% para menos de 0,50 em pouco tempo, levando investidores a acusarem o projeto de “pump and dump”.

“Pump and dump” é um nome em inglês para um tipo de esquema que visa causar a valorização de uma determinada criptomoeda para que depois, os organizadores e detentores de grandes quantidades da moeda as despejem no mercado, tomando o lucro para si e prejudicando outros investidores afetados pela queda expressiva. Atualmente, a LIBRA é negociada por US$ 0,03.

A unidade anticorrupção da Argentina inocentou o presidente Javier Milei por seu envolvimento no lançamento da moeda meme LIBRA, de acordo com um documento judicial divulgado na sexta-feira, embora uma investigação criminal ainda esteja em andamento.

Segundo o Decrypt, o presidente Milei dissolveu no mês passado um órgão — a Força-Tarefa Investigativa — criado para investigá-lo. A investigação criminal está investigando acusações semelhantes de que Milei se beneficiou do lançamento da moeda meme.

Ainda segundo o Decrypt, antes de sua presidência, investidores processaram Milei em 2022 por publicar no Instagram sobre a CoinX, uma plataforma de investimento em criptomoedas que prometia grandes retornos aos usuários.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosJavier MileiFraudes

Mais de Future of Money

'Bolha das Treasury Companies' já estourou, diz gestora

Solana é a escolhida da bilionária brasileira mais jovem do mundo

Não vai existir mercado de câmbio no futuro sem stablecoins, diz CEO do Braza Bank

Institucionalização vai reduzir volatilidade das maiores criptomoedas, diz executiva da Binance