Irresponsável e enganoso: regulador inglês ataca plataforma de fan tokens
A Advertising Standards Authority afirma que os anúncios do token do Arsenal FC em parceria com a Socios.com são irresponsáveis por banalizar o investimento em criptoativos
Coindesk
Publicado em 22 de dezembro de 2021 às 14h41.
O Arsenal FC, um dos maiores clubes de futebol do Reino Unido, recebeu uma advertência do regulador de publicidade do país por promoção "irresponsável" e "enganosa" de seu fan token, lançado em 12 de julho em parceria com a Socios.com.
A Advertising Standards Authority (ASA) criticou dois anúncios, um no Facebook e outro no site do clube.
A postagem no Facebook, publicada em 12 de agosto, dizia que os torcedores que tivessem o token $AFC poderiam votar em qual música o clube tocaria em caso de vitória. Já no site, uma publicação de 6 de agosto, alegava explicar “tudo o que você precisa saber” sobre o token.
De acordo com a ASA, ambos foram irresponsáveis por banalizar o investimento em criptoativos e não ilustrar o risco do investimento. A postagem no Facebook era enganosa porque não deixava claro que os fan tokens eram criptoativos que precisavam ser comprados com criptomoedas.
O Arsenal afirmou que os tokens diferem das criptomoedas, que são um meio de pagamento, pois foram projetados para entretenimento e para incentivar a participação dos fãs. No momento dos anúncios, os tokens ainda não podiam ser negociados no aplicativo da Socios. O clube também negou que os anúncios fossem de investimentos em criptomoedas.
O aumento das propagandas de criptomoedas e ativos chamou a atenção da ASA. No início deste mês, a reguladora censurou anúncios de participantes da indústria, incluindo a Coinbase e eToro, bem como uma promoção da rede de pizzarias Papa John’s.
A Socios é a empresa por trás de fan tokens semelhantes para times de futebol, incluindo Barcelona, Juventus, Atlético de Madrid e Manchester City. Fundada em 2019, ela lista mais de 40 fan tokens em seu site, e mais estão por vir.
Texto traduzido por Mariana Maria Silva e republicado com autorização daCoindesk
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok