Future of Money

Golpe usa deepfakes de Elon Musk para convencer usuários a investir em criptomoedas

Operação criminosa foi identificada em Hong Kong e busca associar projeto cripto ao bilionário dono da Tesla e do X, antigo Twitter

Golpe usa vídeos e imagens falsas do bilionário Elon Musk (Michael M. Santiago/Getty Images)

Golpe usa vídeos e imagens falsas do bilionário Elon Musk (Michael M. Santiago/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 9 de maio de 2024 às 10h57.

Última atualização em 9 de maio de 2024 às 15h37.

As autoridades de Hong Kong identificaram nesta semana um golpe criado por uma corretora de criptomoedas que operava sem uma licença na região. A operação ilegal envolve o uso de "deepfakes" — conteúdos gerados por inteligência artificial — do bilionário Elon Musk, buscando atrair investidores.

A Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong (HKSFC, na sigla em inglês) emitiu um aviso contra a Quantum AI, uma empresa que afirma oferecer serviços de negociação de criptomoedas baseados em inteligência artificial.

A Quantum AI é sediada em Hong Kong e afirmava ter uma relação direta com Elon Musk em seu site, agora desativado. Ela alegava que Musk desenvolveu a tecnologia subjacente de IA usada para a negociação de criptomoedas. Além disso, as autoridades descobriram que a entidade exibia vídeos e imagens gerados por IA de Elon Musk em seu site e nas redes sociais.

A SFC de Hong Kong também suspeitou que a Quantum AI estava espalhando "informações falsas e enganosas sobre si mesma" por meio de um site de notícias não divulgado. O objetivo era promover seus serviços de negociação de criptomoedas e estabelecer legitimidade entre os investidores de criptomoedas de Hong Kong.

O alerta da SFC de Hong Kong destaca que a empresa "afirmava no site de 'notícias' que o público de Hong Kong tem usado sua tecnologia para negociar criptomoedas e é capaz de obter retornos 'bons demais para serem verdadeiros'".

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

O jornal local Jinse relatou que a HKSFC solicitou que a polícia de Hong Kong bloqueasse o site da Quantum AI e removesse todos os perfis em redes sociais relacionados ao negócio.

Hong Kong e criptoativos

No total, 23 corretoras de criptomoedas solicitaram registro de licença para operação em Hong Kong. A HKSFC deixou de aceitar solicitações de licença em fevereiro e direcionou todas as entidades não licenciadas a encerrar suas operações até o final de maio deste ano.

Ao mesmo tempo, a Autoridade Monetária de Hong Kong e o Banco Central de Hong Kong anunciaram uma colaboração com empresas locais do setor privado, como HSBC e HashKey, para explorar a tokenização de ativos e a criação de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:elon-muskInteligência artificialCriptomoedas

Mais de Future of Money

Bancos gastam 25 vezes mais que fintechs com segurança digital, mas perdem 5 vezes mais em fraudes

Criptomoedas não são afetadas por apagão cibernético e usuários elogiam blockchain

Criptomoedas meme e de IA lideraram mercado cripto no 2º trimestre, mostra relatório

BCE realiza primeiro teste de tokenização de títulos privados com banco

Mais na Exame