Franklin Templeton: Web3 pode impulsionar próxima onda de inovação na tecnologia
Gestora de mais de US$ 1,5 trilhão em ativos enxerga a descentralização da nova fase da internet como uma “megatendência” da tecnologia
Redação Exame
Publicado em 27 de março de 2023 às 18h53.
Última atualização em 27 de março de 2023 às 19h01.
Redes descentralizadas da Web3 podem ajudar a impulsionar uma quarta onda de inovações no mercado da tecnologia, segundo um relatório da gestora Franklin Templeton sobre as principais “megatendências” do setor.
Também conhecida como a nova fase da internet, a Web3 engloba blockchain, criptomoedas, NFTs, metaverso, entre outros. Apoiados por redes descentralizadas como o próprio blockchain, estas tecnologias poderão eliminar o monopólio de dados que hoje está nas mãos de grandes empresas como Google e Facebook.
- Flamengo aparece como favorito à Libertadores nas casas de apostas; veja o ranking
- Putin diz que vai posicionar armas nucleares na Bielorrússia
- PSD anuncia apoio a projeto alternativo na Câmara
- São Paulo inicia vacinação de pessoas com baixa imunidade contra monkeypox
- SLC Sementes e Kothe Agro inauguram indústria de beneficiamento de sementes de soja em MT
- Fleury e Hermes Pardini recebem aprovação do Cade para combinação de negócios
- Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender cripto com segurança e atendimento 24 horas.Abra agora sua conta e desbloqueie seu mundo cripto.
Classificada como uma das “megatendências” pelo relatório da gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos sob gestão, a descentralização pode trazer muitos benefícios para empresas e consumidores.
De um lado, empresas adotam cada vez mais redes de código aberto que são mais adaptáveis e permitem uma participação mais ampla. O foco agora deixa de ser apenas em ativos tangíveis, mas também intangíveis, a fim de acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias e se manterem competitivas, explica o relatório.
Já para o consumidor, as mudanças com a adoção da descentralização da Web3 aumenta o impacto que ele pode ter na estratégia de uma empresa. Além disso, os ativos digitais também podem oferecer produtos financeiros de forma simplificada, como ativos tokenizados e finanças descentralizadas (DeFi), citados pelo Franklin Templeton como os exemplos mais evidentes da atualidade.
Uma das maiores gestoras do mundo, a Franklin Templeton já testa a tecnologia blockchain em seus negócios. Em setembro, a empresa anunciou planos para oferecer estratégias de ativos digitais para gestores de patrimônio, segundo informações do CoinDesk.
“Toda a razão pela qual apresentamos as megatendências, e a razão pela qual achamos que elas são importantes para destacar, é que esse conjunto de inovações tecnológicas e as mudanças que elas têm impulsionado na sociedade é o que nos trouxe para este momento Web3 e o desenvolvimento deste ecossistema cripto importante”, disse Sandy Kaul, head de ativos digitais e serviços de consultoria da Franklin Templeton ao CoinDesk.
Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender cripto com segurança e atendimento 24 horas.Abra agora sua conta e desbloqueie seu mundo cripto.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok