Future of Money

Ethereum sofre problemas técnicos e não consegue processar transações no blockchain

Chamada de Beacon Chain, rede principal do blockchain Ethereum sofre problemas técnicos para finalizar transações

 (Reprodução/Reprodução)

(Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 12 de maio de 2023 às 16h23.

Última atualização em 12 de maio de 2023 às 16h32.

Uma questão não identificada na Beacon Chain da Ethereum levou a um problema com a finalidade das transações por quase meia hora em 11 de maio.

Por volta das 20h15 UTC em 11 de maio, um número de desenvolvedores principais da Ethereum anunciou que a Beacon Chain estava tendo problemas para confirmar transações. Novos blocos podiam ser propostos, mas um problema desconhecido estava impedindo que fossem finalizados.

"A Beacon Chain parou de finalizar cerca de 30 minutos atrás. Eu não sei por que ainda, mas em geral a cadeia é projetada para ser resiliente contra isso, as transações continuarão como de costume e a finalidade entrará em ação quando o problema for resolvido", publicou um usuário.

Um problema semelhante ocorreu em 15 de março, quando taxas baixas de participação de validador causaram um atraso na versão Goerli testnet da atualização Shanghai da Ethereum, que foi executado com sucesso na mainnet em 12 de abril.

  • Cansou de tentar falar com alguém da sua Exchange? Conheça a Mynt, a única no Brasil com atendimento 24 horas e todos os dias, feito por pessoas reais. Abra agora sua conta.

A Beacon Chain é o blockchain original de prova de participação da Ethereum, lançada pela primeira vez em 2020. Em 15 de setembro de 2022, a cadeia de prova de trabalho pré-existente da Ethereum "fundiu-se" com a Beacon Chain, finalizando a transição da rede para um mecanismo de consenso de prova de participação mais rápido e ecologicamente correto.

Após 25 minutos, a mainnet começou a finalizar blocos novamente, com o desenvolvedor da Ethereum core e cofundador da Prysmatic Labs, Preston Van Loon, anunciando que "a finalidade foi restaurada".

"A finalidade foi restaurada. Ainda não sabemos a causa raiz, mas algo aconteceu para fazer várias implementações de clientes trabalharem muito para acompanhar a cadeia", publicou.

De acordo com dados do provedor de análise de blockchain Beaconcha.in, as épocas 200,552 a 200,554 da Ethereum presenciaram uma queda acentuada e repentina no número de atestações.

Uma época é um período de 32 "slots" durante o qual os validadores propõem e atestam os blocos. Uma época geralmente dura cerca de 6 minutos e 24 segundos.

A causa do problema permanece incerta, no entanto, os desenvolvedores da Ethereum disseram que o problema está sendo investigado para evitar que ocorra novamente.

Após o incidente, o consultor pseudônimo da Ethereum Superphiz, observou que a "diversidade do cliente" foi uma das principais razões para a perda de finalidade ser tão curta. No entanto, ele também apontou que a perda de finalidade poderia ter sido evitada completamente se nenhum cliente tivesse mais de 33% de controle.

A diversidade do cliente refere-se ao número de clientes de software disponíveis para os validadores da rede, e uma maior diversidade entre os clientes significa uma rede mais segura e robusta para os validadores.

Cansou de tentar falar com alguém da sua Exchange? Conheça a Mynt, a única no Brasil com atendimento 24 horas e todos os dias, feito por pessoas reais. Abra agora sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosEthereumBlockchain

Mais de Future of Money

SEC autoriza lançamento de primeiros ETFs de Ethereum nos EUA

Investidores do bitcoin ainda não precificaram possível vitória de Trump, diz gestora

Bitcoin bate máxima histórica de preço em relação ao real, mesmo sem recorde em dólar

Bolsa de Chicago divulga data de estreia de ETFs de Ethereum nos EUA

Mais na Exame