Future of Money

Ethereum conclui atualização Dencun, focada em redução de custos e escalabilidade

Atualização busca reduzir taxas cobradas de usuários para realizar operações no blockchain e pode impactar o preço do ether

Ethereum passou por atualização Dencun em 2024 (Reprodução/Reprodução)

Ethereum passou por atualização Dencun em 2024 (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 13 de março de 2024 às 17h39.

Última atualização em 13 de março de 2024 às 17h51.

A Ethereum concluiu nesta quarta-feira, 13, a atualização Dencun, que busca aumentar a escalabilidade do blockchain e reduzir as taxas atualmente cobradas de usuários da rede para o processamento de transferências, beneficiando em especial redes de segunda camada ligadas ao projeto.

A Dencun era ansiosamente aguardada por investidores e usuários porque tem como foco um dos principais problemas da rede: a escalabilidade. Desde o seu lançamento, a Ethereum é criticada pela incapacidade de processar grandes volumes de dados de uma vez, o que aumenta as taxas cobradas na rede.

Banner newsletter Future of Money

O problema deu origem a diversas tentativas de solução, incluindo a criação de redes de segunda camada, como a Optimism e a Arbitrum. Na prática, as redes conseguem registrar grandes volumes de dados na rede ocupando um espaço pequeno nos blocos do blockchain, permitindo a escalabilidade dos projetos.

Agora, a expectativa é que a Ethereum aumente a sua capacidade de processamento, o que tende a reduzir as taxas tanto da rede principal quanto das de segunda camada. O ganho envolve a criação dos "blobs", que darão mais espaço para o armazenamento de dados.

Para João Galhardo, analista da Mynt, plataforma cripto do BTG Pactual, "embora a atualização ainda precise ser implementada por todas as redes de segunda camada, algo que deverá ser feito ao decorrer da semana, a Dencun é um importante passo para a rede Ethereum rumo à escalabilidade modular".

"Dado que a Ethereum continua tendo altos níveis transacionais, a rede vem sendo cada vez mais reconhecida como uma 'camada de validação', com os usuários interagindo diretamente com soluções de segunda camada em vez da rede principal", ressalta o analista.

Nesse sentido, ele diz que "mesmo que a atualização seja uma grande vitória para a rede Ethereum, a expectativa é que a redução nas taxas de transação das redes de segunda camada tenha um impacto ainda mais significativo sobre os tokens de governança das soluções de segunda camada, como OP, ARB e STRK, uma vez que a atualização as beneficia diretamente, potencialmente aumentando sua adoção".

Analistas apontam que a Dencun é um dos principais eventos que poderá impulsionar o ether nos próximos meses, junto com a possível aprovação de ETFs de preço à vista da criptomoeda nos Estados Unidos. Entretanto, ainda será preciso avaliar o impacto concreto da atualização para entender como ela afetará os preços da criptomoeda e de dos tokens de redes de segunda camada.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:EthereumBlockchainCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Bug de 'dinheiro infinito'? Empresas acumulam bilhões em dívidas para comprar bitcoin

PENGU: criptomoeda do Pudgy Penguins conclui airdrop e estreia entre 100 maiores do mercado

Japão se une a países que estão discutindo criação de "reserva estratégica de bitcoin"

FTX anuncia que vai começar pagamentos para clientes no início de 2025