Future of Money

CVM e ABCripto lançam dicionário com mais de 200 termos do mercado de criptomoedas

‘Dicionário cripto’ tem como objetivo auxiliar a população na compreensão dos termos e auxiliar o desenvolvimento do sistema financeiro

 (metamorworks/Getty Images)

(metamorworks/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 7 de dezembro de 2023 às 09h30.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lançaram na última terça-feira, 5, um “dicionário cripto”, glossário com mais de 200 termos relativos às criptomoedas, ativos digitais, tokenização e áreas correlatas.

De acordo com as instituições, o objetivo da iniciativa é padronizar as terminologias e auxiliar a população na compreensão de termos técnicos para o desenvolvimento do sistema financeiro brasileiro, favorecendo o diálogo entre os diferentes atores do ecossistema de criptomoedas.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

O Gerente de Educação e Inclusão Financeira (GEIF) da CVM, Paulo Portinho, salientou que “o glossário ajuda a compreender termos técnicos relativos às novas tecnologias financeiras, em especial às finanças descentralizadas (DeFi) e outras aplicações relativas à criptoeconomia, ao blockchain e aos investimentos em ativos digitais.”

“Este material vai ao encontro do trabalho que a CVM vem construindo de, cada vez mais, tornar a linguagem com o mercado mais clara e simples, facilitando o conhecimento e a aproximação com o investidor pessoa física, bem como o acesso ao mercado de capitais", explicou.

Por sua vez, o Diretor-Presidente da ABCripto, Bernardo Srur, salientou que o dicionário cripto “é uma obra com rigor técnico, qualidade editorial, produzida a várias mãos. O material oferece conhecimento e estrutura para o desenvolvimento e a inserção de todos no mercado de ativos digitais."

Parte de um acordo de cooperação técnica firmado em maio desse ano entre a CVM e a ABCripto, o glossário foi estruturado como um dicionário e são mais de 200 verbetes listados em ordem alfabética, que podem conter um ou mais significados.

"O material é um marco para a criptoeconomia e para a sociedade. Não havia, até agora, um documento produzido por uma entidade que representasse o setor, além de educar a população no entendimento dos termos do mercado. São conceitos novos e complexos, que são esclarecidos pelo glossário", informou o coordenador do Comitê de Pesquisa e Educação da ABCripto, Fábio Moraes.

Dicionário vai acompanhar novidades

A Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, Nathalie Vidual, acrescentou que “a ideia é que o documento seja ampliado e revisado periodicamente para incorporar as sugestões recebidas, além de acompanhar as novidades que surjam na área.”

“O glossário tem a intenção de ser um documento vivo, refletindo o próprio dinamismo da criptoeconomia", emendou.

Marco Carnut, vice-coordenador do comitê de pesquisa e educação da ABcripto observou que “está cada vez mais acessível comprar ou vender criptomoedas, dada a crescente clareza regulatória e um ecossistema cada vez mais maduro e resiliente.”

“Padronizar a terminologia facilita muito a comunicação entre os vários players e a sociedade, que é essencial para construção de um mercado pujante e saudável", argumentou.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:CVMCriptoativosCriptomoedas

Mais de Future of Money

Austrália processa Binance por expor clientes a "produtos de alto risco"

ETFs de bitcoin podem chegar ao triplo do valor dos ETFs de ouro, diz Bloomberg

Governo dos EUA sanciona operação de lavagem de dinheiro com cripto apoiada pela Coreia do Norte

Metaplanet vê ações despencarem após anunciar novo foco em compra de bitcoin