Exame Logo

Criador de criptomoeda que caiu 99,9% chega a acordo com a SEC após quebra bilionária

Do Kwon ficou famoso por criar blockchain Terra e criptomoeda luna, mas ecossistema colapsou em 2022, gerando bilhões em prejuízo

Do Kwon é o criador do blockchain Terra e da criptomoeda luna (Bloomberg/Getty Images)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 31 de maio de 2024 às 16h55.

Última atualização em 31 de maio de 2024 às 17h03.

O desenvolvedor e empresário Do Kwon e a sua startup, a Terraform Labs, chegaram a um acordo com a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC , para encerrar um processo aberto após o colapso do ecossistema cripto criado pela empresa. A quebra do blockchain Terra e da criptomoeda luna gerou um prejuízo bilionário para investidores, que ainda não foram ressarcidos.

As informações sobre o acordo foram divulgadas como parte do processo contra Kwon e a Terraform Labs nos Estados Unidos. O documento aponta que as partes chegaram a um "acordo em princípio", indicando que os detalhes do combinado ainda poderão ser alterados no futuro.

Veja também

Em abril deste ano, o empresário e a startup chegaram a ser condenados como culpados em um caso de fraude contra os investidores das criptomoedas que faziam parte do ecossistema Terra. A sentença obrigou Kwon e a empresa a pagarem uma multa, cujo valor foi definido no acordo.

Até o momento, porém, o valor acordado ainda não foi divulgado. A sentença também proíbe Kwon e a Terraform Labs de realizarem qualquer tipo de negócio no segmento de valores mobiliários. No momento, a SEC classifica quase todas as criptomoedas como valores mobiliários, o que pode afastar Kwon do mundo cripto.

Apesar do acordo, os problemas de Kwon com as autoridades dos Estados Unidos ainda não acabaram. O desenvolvedor ainda enfrenta outro processo, aberto pelo Departamento de Justiça, em que também é acusado de fraude. Ele também enfrenta um processo na Coreia do Sul , seu país de origem.

Atualmente, Kwon está em Montenegro, aguardando uma possível deportação para os Estados Unidos ou para a Coreia do Sul. Ele foi preso em dezembro de 2023 e solto após quatro meses, acusado de ter um passaporte falso enquanto fugia das autoridades e integrava a lista de procurados da Interpol.

O colapso do ecossistema Terra/luna em maio de 2022 é um dos mais conhecidos do mercado cripto. Na época, o projeto era um dos maiores do setor, mas acabou tendo um colapso rápido após uma série de problemas com a sua criptomoeda pareada ao dólar. Com isso, a luna chegou a despencar 99% . Estima-se que os investidores do projeto tenham perdido até US$ 40 bilhões.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:SECCriptomoedasCriptoativosBlockchain

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame