Future of Money

Criador da Ethereum detalha 4 integrações promissoras entre cripto e IA

Vitalik Buterin, criador do segundo maior blockchain do mundo, detalha 4 maneiras em que a inteligência artificial e cripto podem se integrar de forma promissora

Vitalik Buterin, cofundador da rede Ethereum (Michael Ciaglo/Getty Images)

Vitalik Buterin, cofundador da rede Ethereum (Michael Ciaglo/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de janeiro de 2024 às 15h47.

Última atualização em 30 de janeiro de 2024 às 15h56.

O criador do segundo maior blockchain do mundo tem algumas opiniões sobre a integração dos criptoativos com a inteligência artificial. Vitalik Buterin, um nome importante no setor cripto graças ao seu protagonismo na criação da Ethereum, acredita que há quatro maneiras promissoras de integração entre cripto e IA.

Desde o estouro do ChatGPT, a inteligência artificial se tornou um dos assuntos mais debatidos no universo da tecnologia. Sua integração com o setor cripto já é explorada por uma série de projetos e existem, inclusive, criptomoedas de inteligência artificial.

A integração é promissora, de acordo com Buterin, mas também possui riscos. O especialista determinou quatro maneiras promissoras de integração entre cripto e IA em uma publicação recente em seu blog pessoal:

  • “IA como participante de um jogo [maior viabilidade]: IAs participando de mecanismos onde a fonte final dos incentivos vem de um protocolo com contribuições humanas.
  • IA como interface para o jogo [alto potencial, mas com riscos]: IAs ajudam os usuários a entender o mundo criptográfico ao seu redor e a garantir que seu comportamento (ou seja, mensagens e transações assinadas) corresponda às suas intenções e que eles não sejam enganados ou enganado.
  • IA como regras do jogo [tenha muito cuidado]: blockchains, DAOs e mecanismos similares que apelam diretamente para IAs. Pense, por exemplo: ‘Juízes de IA’
  • IA como objetivo do jogo [de longo prazo, mas intrigante]: projetar blockchains, DAOs e mecanismos similares com o objetivo de construir e manter uma IA que possa ser usada para outros fins, usando os bits criptográficos para melhor incentivar o treinamento ou para evitar que a IA vaze dados privados ou seja mal utilizada.”

“Essas aplicações são promissoras, tanto em funcionalidade quanto em melhorar a segurança da IA de uma forma que evite os riscos de centralização associados a abordagens mais convencionais para esse problema”, disse ele. "Mas também há muitas maneiras pelas quais as suposições subjacentes podem falhar; portanto, vale a pena agir com cuidado, especialmente ao implantar esses aplicativos em contextos de alto valor e alto risco", disse Vitalik Buterin na publicação.

Esse anúncio da Mynt não foi escrito por uma Inteligência Artificial. Mas somos tecnológicos. Nossa segurança é de ponta e nossa curadoria, de excelência. O que falta para você investir em crypto com a Mynt?

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosInteligência artificial

Mais de Future of Money

Ideias a preço de banana e vice-versa

Nada de bitcoins, a bola da vez são as altcoins

Lefosse: regulação de stablecoins "dificilmente agradará a todos" e segregação não deve sair em 2025

BlackRock diz que alocação de 1% a 2% para bitcoin em portfólios é "razoável"