Exame Logo

Cardano atrai projetos e atividade no blockchain sobe 45% no segundo trimestre

Atualizações na rede ajudaram a atrair mais projetos, casos de uso e transações, impulsionando atividade nos últimos meses

Cardano ganhou novidades em 2023 que ajudam na sua valorização (Getty Images/Reprodução)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 7 de agosto de 2023 às 12h07.

Última atualização em 7 de agosto de 2023 às 13h05.

O blockchain Cardano registrou no segundo trimestre um crescimento de 45% de atividade na rede, de acordo com dados divulgados pela empresa de inteligência de mercado Messari. A alta ocorreu após o lançamento de diversas atualizações ao longo de 2023 .

Os dados apontam que a rede teve um crescimento tanto no número de transações processadas quanto no chamado TVL, sigla que significa "valor total bloqueado" e reflete os valores atualmente investidos em projetos abrigados pelo blockchain. Na visão da Messari, isso reflete uma série de "melhorias técnicas" do projeto.

Veja também

Um dos projetos mais consolidados da rede é a corretora descentralizada de criptoativos Minswap, que também registrou o maior crescimento absoluto no segundo trimestre. Ao mesmo tempo, a Cardano passou a contar com novos aplicativos descentralizados ( dApps , em inglês) nos últimos meses.

O relatório da Messari comparou os dados do primeiro trimestre com os do segundo. Apesar de ter tido um crescimento nas transações e projetos, o número de usuários do blockchain caiu 4% na comparação com os primeiros três meses deste ano. Considerando os últimos cinco trimestres, houve queda em quatro.

Ao mesmo tempo, a Messari aponta que "a proporção de transações para endereços ativos tem crescido constantemente nos últimos cinco trimestres, sugerindo que o usuário médio está mais ativo agora do que antes". Essa proporção cresceu 6,1% entre os dois primeiros trimestres do ano.

Atualizações da Cardano

Já dados do DefiLlama mostram que, atualmente, a rede conta com US$ 175 milhões em TVL, o maior valor de 2023 e com um crescimento constante ao longo do ano. Mesmo assim, o número ainda está distante do pico atingido em maio de 2022, de US$ 340 milhões.

Nos últimos meses, a Cardano tem implementado atualizações para facilitar a conexão com projetos na Ethereum. As mudanças fazem parte dos planos para a próxima grande atualização da rede , que a levará para a sua quinta e última "era".

A ideia é que a mudança traga uma série de novidades para a rede, com foco em governança, descentralizando sua gestão e aumentando o poder de decisão dos usuários. Ela será dividida em três partes, mas não há uma previsão oficial para o seu lançamento.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptoativosCriptomoedas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame