Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Blockchain Cardano é alvo de ataque, e criador pede investigação do FBI

Desenvolvedores da rede precisaram realizar atualização de última hora para evitar bloqueio de todo o blockchain

Cardano: blockchain foi alvo de ataque (Getty Images/Reprodução)

Cardano: blockchain foi alvo de ataque (Getty Images/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 25 de novembro de 2025 às 12h03.

Tudo sobreBlockchain
Saiba mais

O blockchain Cardano foi alvo na última quinta-feira, 20, de um ataque virtual. A ação chegou a paralisar a rede, obrigando desenvolvedores a implementar uma atualização de última hora para retomar as operações. Agora, Charles Hoskinson, fundador do projeto, afirma que o caso será investigado pelo FBI.

De acordo com informações divulgadas pela própria Cardano, o ataque envolveu um bloqueio da capacidade de processar novas transações. Na prática, a ação congelou toda a rede, impedindo a criação de novos blocos de informações que seriam validadas e processadas, concluindo diferentes operações dos usuários.

Logo após o ataque, os desenvolvedores realizaram uma ação conhecida como "hard fork", em que a rede blockchain é dividida em duas. O bloqueio foi eliminado, com a rede principal retornando a uma versão anterior ao ataque, e o processamento foi retomado, com a rede original sendo abandonada pelos usuários e desenvolvedores.

Horas depois da ação, um desenvolvedor anônimo que se identifica no X, antigo Twitter, como Homer J fez uma publicação reconhecendo a autoria do ataque. Ele disse que agiu sozinho, se desculpou com a comunidade da Cardano e alegou que estava apenas tentando "reproduzir" uma transação "ruim" na rede como parte de um desafio pessoal.

"Eu fui burro o suficiente para fazer isso seguindo instruções de uma IA sobre como bloquear todo o tráfego de entrada/saída no meu servidor Linux sem testar antes na rede, e depois assisti com horror enquanto o horário do último bloco nos exploradores congelava", alegou o responsável pela ação.

Entretanto, a justificativa do responsável não convenceu Charles Hoskinson. Em resposta à publicação, o criador da Cardano disse que a rede "funciona tão rápido que fizemos um fork, corrigimos e pegamos o cara, tudo em um único dia. Ele era bem ativo em um servidor do Discord".

"Era algo totalmente pessoal e agora ele está tentando se retratar porque sabe que o FBI já está envolvido", alegou Hoskinson. Ainda não está claro se as autoridades norte-americanas realmente estariam envolvidas na investigação do caso, como afirmou o desenvolvedor famoso no mercado de criptomoedas.

Apesar do ataque e do congelamento inesperado, a Cardano já opera normalmente e foi pouco afetada desde a atualização. A criptomoeda do projeto, uma das 11 mais valiosas do mundo, opera em queda, mas em linha com o movimento de desvalorização generalizada no mercado.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Bancos estão migrando para 'futuro em blockchain', diz Bank of America

Visa vai permitir que bancos usem 'dólar digital' em operações nos EUA

Criptomoedas podem ser 'ferramentas poderosas de vigilância', diz presidente da SEC

Bitcoin é um 'Labubu digital' sem valor, diz executivo da Vanguard