Blockchain BNB aumenta participação no mercado de contratos inteligentes para 46%
Relatório da Binance destaca que indústria blockchain teve "crescimento significativo" no setor de smart contracts nos últimos anos
Repórter do Future of Money
Publicado em 8 de agosto de 2023 às 15h30.
Última atualização em 8 de agosto de 2023 às 15h30.
A corretora de criptomoedas Binance divulgou um relatório nesta semana sobre o desempenho do mercado de contratos inteligentes - que são armazenados nas redes blockchain e contém programações para cumprir determinadas funções. O levantamento indica que o segmento é quase que inteiramente dominado por duas redes.
Os dados reunidos pela Binance mostram que o blockchain BNB Chain teve uma expansão na sua participação de mercado referente ao número total de contratos inteligentes verificados. No segundo trimestre de 2023, essa fatia passou para 46,5%, ante 38% no início do último trimestre.
- Tecnologia blockchain revoluciona o futebol: 5 times que já possuem fan tokens
- O que são hard wallets e como elas podem armazenar suas criptomoedas?
- Ganhe rendimento em milhas: NFTs da Etihad Airways terão benefícios exclusivos
- Por onde anda o Open Finance? Tudo o que você precisa saber em 2023
- GameStop vai desativar sua carteira de criptomoedas devido a 'incertezas regulatórias'
- ‘Primeiro IA e depois cripto’: presidente da SEC revela prioridades para regulação nos EUA
Já a Ethereum é a segunda maior rede do segmento, com uma participação de mercado que subiu de 31% no início de abril para 31,3% no final de junho. Combinadas, as duas redes controlam quase 90% do segmento, mostrando a importância dos projetos para o mercado.
Dentre os outros blockchains analisados, a Binance aponta que a Polygon "demonstrou resiliência" em relação ao número de contratos inteligentes, mantendo uma fatia de mercado variando entre 10% a 12% ao longo do trimestre. Já a Fanton teve uma queda gradual, chegando a 1,4% ao fim do trimestre.
Outras redes que mostraram estabilidade foram a Avalanche e a Optimism, com fatias variando entre 2,2% a 2,7% e 1,2% a 1,5%, respectivamente. Um projeto que também teve ganhos foi a Arbitrum chegando a picos de 4,5% de participação de mercado em junho.
Desempenho no trimestre
"A indústria de blockchain testemunhou um crescimento significativo em aplicações de contratos inteligentes ao longo dos anos. Os contratos inteligentes permitem a execução descentralizada e automatizada de acordos, garantindo transparência e confiança entre os participantes", destaca a Binance no relatório.
A corretora de criptomoedas observou ainda que "apesar das condições de baixa do mercado no segundo trimestre de 2023, com a diminuição do financiamento de capital de risco fluindo para o espaço, o número de contratos inteligentes verificados continuou a aumentar, ressaltando a resiliência do setor e a crescente demanda por soluções baseadas em blockchains".
O relatório aponta que, no segundo trimestre deste ano, houve uma "crescente importância dada à segurança, confiabilidade e escalabilidade no ecossistema blockchain, conforme evidenciado pelo aumento nas atividades verificadas de contratos inteligentes em vários blockchains".
Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas.Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok