Exame Logo

Bilionário do "Shark Tank" diz que bitcoin vai continuar subindo mesmo sem ETF

Kevin O'Leary afirma que presidente da SEC pode não aprovar ETFs de bitcoin, mas que a criptomoeda ainda tende a valorizar

Kevin O'Leary é um bilionário conhecido por participar do "Shark Tank" (Christopher Willard/Getty Images)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de janeiro de 2024 às 18h16.

Última atualização em 8 de janeiro de 2024 às 18h23.

Kevin O'Leary, um investidor bilionário mais conhecido por participar do programa "Shark Tank" nos Estados Unidos, afirmou recentemente que segue otimista em relação ao bitcoin . Para o empresário, a criptomoeda deve manter sua tendência de valorização e atrair investidores institucionais mesmo se a SEC rejeitar pedidos de ETFs do ativo.

O'Leary falou sobre o tema durante uma entrevista para o canal TraderTV.Live. Divergindo da maioria dos analistas do mercado, o bilionário afirmou que, no momento, não acredita que a SEC vai liberar o lançamento de ETFs de preço à vista do bitcoin. O motivo, ressalta, seria a posição crítica sobre cripto por parte do presidente da autarquia, Gary Gensler .

Veja também

O bilionário ressaltou que as criptomoedas "estão entre as classes de ativos com melhor performance em 2023". Na visão dele, o dia 10 de janeiro será a "grande data" em que a SEC deverá divulgar sua posição sobre os pedidos de ETFs. Entretanto, o fato de Gensler ainda ter mais 18 meses de mandato faz O'Leary acreditar que a aprovação não ocorrerá.

Mesmo assim, ele defende: "Eu não acho que vai mudar a dinâmica do que está ocorrendo [ a alta do bitcoin ] porque algumas grandes coisas aconteceram para mudar o interesse institucional para o lado positivo dos criptoativos".

Ele explicou que, até recentemente, as grandes gestoras de riquezas ainda estavam receosas em destinar de 1% a 3% de seus ativos sob gestão para as criptomoedas, já que estavam esperando por algum tipo de validação dos reguladores. Ao mesmo tempo, problemas em empresas do setor — como a falência da FTX — desencorajaram o segmento.

Por outro lado, O'Leary ressalta que o mercado tem ganhado alternativas regularizadas de investimento no bitcoin e outros ativos, citando o lançamento de uma corretora regulada nos Emirados Árabes Unidos como exemplo. A tendência, acredita, é que essas gestoras se aproximem cada vez mais das criptomoedas.

Uma recusa da SEC em relação aos ETFS, afirma, deverá indicar que "ainda é preciso ter mais progresso no âmbito regulatório", mas isso "não deve mudar a trajetória do bitcoin", ressaltando que ele segue otimista em relação à tendência de valorização da criptomoeda no longo prazo.

O bilionário afirmou ainda que "espera estar errado" e que o mercado descobrirá em breve a posição da SEC. "Se eu estiver errado e os ETFs forem aprovados, vamos ver uma alta bem significativa", ressaltou O'Leary.

Até quando você vai deixar de investir em crypto? Abra sua conta na Mynt e explore novas formas de investir sem medo.Clique aqui para desbloquear seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativosETFs

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame