Atualização da Cardano é implementada com sucesso, mas criptomoeda sobe apenas 0,1%

Vasil é a atualização mais significativa da rede Cardano desde a implementação da funcionalidade de contratos inteligentes em setembro do ano passado
Atualização da Cardano é chamada de Vasil (Aleksandra Malysheva/Getty Images)
Atualização da Cardano é chamada de Vasil (Aleksandra Malysheva/Getty Images)
C
Cointelegraph BrasilPublicado em 23/09/2022 às 10:17.

Após vários meses de atraso, a atualização Vasil da Cardano finalmente foi implementada na última quinta-feira às 18h44, horário de Brasília, adicionando melhorias de “desempenho e capacidade significativos” para o blockchain.

O sucesso do hard fork da rede principal Cardano foi anunciado no Twitter pela empresa Input Output Hong Kong (IOHK), enquanto diversos membros da comunidade da Cardano acompanharam o hard fork em um Twitter Spaces ao vivo com o cofundador da Cardano, Charles Hoskinson.

"HFC da mainnet Vasil foi um evento bem sucedido! Estamos felizes em anunciar que hoje, às 21:44:00 UTC, a equipe IOG, em colaboração com o @CardanoStiftung, fez um hard fork da rede principal da Cardano por meio de um evento HFC, implantando novos recursos Vasil na rede", publicou Charles Hoskinson no Twitter.

A IOHK afirmou anteriormente que as atualizações significativas trazidas pelo hard fork são a transmissão de blocos sem validação completa, permitindo a criação de blocos de maneira mais rápida. As atualizações de seus contratos inteligentes Plutus também aumentam a eficiência da rede ao permitirem que aplicativos descentralizados (DApps) sejam implementados e executados a custos mais baixos.

"Melhor comprar um enxaguante bucal. Vasil está online. Alguém tem recomendações para Greg?", disse Hoskinson no Twitter para aqueles que não acreditaram no sucesso da atualização.

Novos recursos trazidos pelas atualizações do script Plutus estarão disponíveis para os desenvolvedores a partir de 27 de setembro, após um período de cerca de cinco dias.

Bill Barhydt, fundador da plataforma de negociação de criptomoedas Abra, chamou a atualização de “grande vitória dos desenvolvedores”. A plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) Genius Yield, declarou no Twitter que foi “uma das atualizações mais complexas e bem sucedidas da rede Cardano até hoje.”

A data da atualização foi anunciada no início de setembro pela IOHK, enquanto os "indicadores de massa crítica" necessários para acionar o hard fork foram alcançados nas 24 horas que antecederam o evento.

(Mynt/Divulgação)

Originalmente previsto para junho, o hard fork ocorreu após meses de atrasos e reagendamentos. Os atrasos foram causados por problemas na rede de teste. Uma falha em uma versão anterior do nó criou problemas de compatibilidade na rede.

Após a atualização do Vasil, a Cardano continua a desenvolver sua solução de dimensionamento de camada 2, o protocolo Hydra, que processa transações do blockchain da Cardano enquanto a utiliza como camada de segurança e de liquidação.

A atualização mais recente da Hydra em 16 de setembro resolveu um problema conhecido nos nós da Hydra. O protocolo não tem data de lançamento definida, mas está previsto para o final de 2022 ou o primeiro trimestre de 2023.

O anúncio do lançamento bem-sucedido não teve um impacto significativo sobre o preço da ADA. O token nativo da Cardano subiu 0,4% nas últimas 24 horas e está cotado a US$ 0,46, segundo dados da CoinGecko.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok