Anbima anuncia novas regras para fundos de investimento em criptoativos
Associação abriu consulta pública sobre novas regras para o segmento em maio deste ano, e mudanças entram em vigor a partir de outubro
Repórter do Future of Money
Publicado em 11 de julho de 2024 às 11h35.
Última atualização em 11 de julho de 2024 às 12h23.
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais ( Anbima ) anunciou na última quarta-feira, 10, as novas regras de governança que os fundos e carteiras administradas de investimento direto em criptoativos precisarão seguir no Brasil.
Em um comunicado sobre o lançamento, a associação explicou que as novas regras entram em vigor a partir de 1º de outubro deste ano, com adaptação até 30 de junho de 2025.
Segundo a Anbima, as novas regras exigem que "as metodologias para seleção e precificação dos investimentos devem ser descritas em políticas específicas" para o mercado.
O objetivo da organização é "padronizar os requisitos mínimos de governança e diligência para os prestadores de serviços essenciais (gestores e administradores)", em linha com uma resolução divulgada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em junho de 2023 .
"Com as mudanças, os gestores, ao diretamente adquirir criptoativos, devem ter uma política que descreva os controles adotados para a gestão desses ativos, contendo a área responsável pela decisão de investimento e os critérios utilizados para seleção dos criptoativos, incluindo os procedimentos relacionados ao monitoramento dos ambientes de negociação utilizados e à custódia", explica a Anbima.
As mudanças realizadas também incluem revisões dos códigos de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros, de Serviços Qualificados, de Distribuição e de Ofertas Públicas, padronizando nomenclaturas a partir do novo glossário definido pela associação.
- O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Além da padronização, também foi retirado do Código de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros um artigo que restringia a prática de amortização em fundos de investimento financeiro a cada 12 meses.
A Anbima realizou entre os meses de maio e junho uma consulta pública para receber um retorno e sugestões do mercado em relação às novas regras, tendo a vista a nova possibilidade de realização direta de investimentos em criptoativos.