Future of Money

Adoção de blockchain está acelerando nas finanças tradicionais, diz executivo da Franklin Templeton

Sandy Kaul, executivo da Franklin Templeton, disse em um relatório que, pela primeira vez, é possível ver um caminho para a reengenharia dos mercados financeiros globais utilizando a tecnologia blockchain

 (Reprodução/Reprodução)

(Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 17h00.

Última atualização em 19 de dezembro de 2023 às 18h17.

Grandes empresas do setor financeiro tradicional, como o JPMorgan e o Hong Kong and Shanghai Banking Corporation (HSBC), aumentaram suas atividades relacionadas à tecnologia blockchain rumo a 2024, acelerando a adoção da tecnologia de livro-razão distribuído (DLT) no setor financeiro tradicional.

Em 3 de novembro, o JPMorgan executou sua primeira negociação no âmbito de finanças descentralizadas (DeFi) em um blockchain público. A empresa lançou um serviço de pagamentos programáveis em sua plataforma de blockchain institucional, a JPM Coin, em 10 de novembro. Executivos do JPMorgan e da Apollo também revelaram planos para lançar uma rede empresarial com foco na tokenização de ativos em 28 de novembro.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Além do JPMorgan, o HSBC também tem se movimentado. Em 1º de novembro, o HSBC e o provedor de serviços financeiros Ant Group realizaram testes envolvendo depósitos tokenizados em uma área restrita organizada pela Autoridade Monetária de Hong Kong. Enquanto isso, o HSBC fechou uma parceria com a Metaco, uma empresa de tecnologia de propriedade da Ripple, em 8 de novembro para armazenar títulos tokenizados em sua nova plataforma de custódia.

O interesse de grandes empresas do setor financeiro tradicional mostra que o potencial da tecnologia DLT está lentamente superando o ceticismo do mercado em torno dela. Citado em um relatório da Bloomberg, Sandy Kaul, executivo da gestora de ativos Franklin Templeton, disse que a "adoção da tecnologia está, na verdade, se acelerando muito rapidamente". Kaul também afirmou que, pela primeira vez, é possível vislumbrar um caminho para a reengenharia dos mercados financeiros globais utilizando a tecnologia blockchain.

A Franklin Templeton é uma das várias gestoras de ativos que estão postulando o lançamento de um fundo negociado em bolsa de Bitcoin à vista. Em 12 de setembro, empresa deu entrada a um pedido de ETF de Bitcoin à vista a junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

Enquanto outros fazem grandes movimentos em direção à adoção da tecnologia blockchain, alguns optam por manterem operações mais modestas de desenvolvimento de projetos baseados nela. Alex Holmes, CEO da MoneyGram, também disse em uma entrevista à Bloomberg que apenas cerca de 20 de seus funcionários estão dedicados em tempo integral a iniciativas voltadas para blockchains. "É proporcional às nossas expectativas em relação à geração de receitas e à lucratividade", disse ele.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:BlockchainFinanças

Mais de Future of Money

Show com Lauryn Hill e Mano Brown no Allianz Parque lança NFTs comemorativos

Governo da Alemanha conclui vendas de bitcoin e soma R$ 15 bilhões arrecadados

Goldman Sachs vai lançar projetos de tokenização de ativos até o fim de 2024

JPMorgan diz que mercado cripto terá nova alta em agosto, com queda nas vendas de bitcoin

Mais na Exame