Repórter do Future of Money
Publicado em 11 de novembro de 2024 às 17h25.
A empresa de capital de risco a16z, comandada por Marc Andreessen e Ben Horowitz, divulgou um comunicado no último domingo, 10, em que afirma que o mercado de criptomoedas terá um "futuro brilhante" após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Analistas da empresa afirmam que o cenário positivo não ocorrerá apenas devido à presidência de Trump, mas também por uma composição mais favorável ao setor tanto no Senado quanto na Câmara do país, abrindo espaço para "trazer o que há de melhor em cripto para o mundo".
"A verdade é que é muito cedo para dizer como tudo vai acontecer, mas o que sabemos é que isso[o resultado das eleições] é significativo para a indústria. Estamos muito otimistas de que o governo irá agora promover a inovação, acelerar o progresso e permitir que o ecossistema cripto prospere nos EUA", afirma a empresa.
A expectativa da líder de investimentos de capital de risco é que o mercado de criptomoedas ganhe mais "clareza regulatória" nos próximos anos, desenvolvendo uma "relação mais construtiva" com os reguladores e maior flexibilidade para experimentações com a tecnologia blockchain.
"Não podemos esquecer que os princípios regulatórios fundamentais aplicáveis aos sistemas blockchain permanecem inalterados", ressaltam os analistas. Mesmo assim, eles esperam que o país crie um arcabouço regulatório capaz de proteger investidores e fomentar a inovação.
A a16z espera ainda que o governo continue fiscalizando atividades como emissão de tokens e crie regras para "identificar e eliminar maus integrantes do mercado", como a corretora falida de criptomoedas FTX, mas "permitindo que bons projetos decolem".
"Isto protegerá os consumidores e reconstruirá a confiança na tecnologia. A abordagem anterior de regulação pela aplicação, sem clareza regulamentar, bloqueou os bons atores e favoreceu os maus, o que prejudicou ativamente os consumidores e corroeu injustamente a confiança no setor", argumenta a empresa.
Considerando todos esses fatores, a firma de Andreessen e Horowitz avalia que "o futuro das criptomoedas nos EUA é brilhante – é o momento perfeito para construir, e estamos entusiasmados com a possibilidade de finalmente ter uma clareza regulatória para o setor".