Casual

Site lista as melhores dietas para perder peso em 2014

Dieta dos Vigilantes do Peso está no topo da lista do U.S. News, que atualizou os rankings das melhores para 2014

Maioria das dietas que ajudam a emagrecer têm os vegetais como principais alimentos da composição (James Farmer / Stock Xchnge)

Maioria das dietas que ajudam a emagrecer têm os vegetais como principais alimentos da composição (James Farmer / Stock Xchnge)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2014 às 14h32.

São Paulo – Início de ano é sempre época de (tentar) colocar em prática as promessas de réveillon e uma das mais comuns é a que diz respeito ao emagrecimento. Para ajudar quem deseja afinar a silhueta, o site americano U.S. News divulgou as 32 principais dietas para 2014 e organizou-as em diferentes listas, de acordo com o critério de avaliação adotado.

Entre os quesitos avaliados estão potencial de emagrecimento, nutrição, facilidade para seguir o programa, benefícios à saúde (contra doenças do coração e diabetes) e segurança, que, juntos, deram origem a um ranking geral e a outros sub-rankings.

A seguir, você confere as 10 primeiras colocadas na lista das mais eficazes para perda de peso. A nota varia de 1 (sem efetividade) a 5 (extremamente efetiva) e é importante perceber que nem todas as dietas que emagrecem tiveram uma boa posição na avaliação geral, cuja preocupação principal girou em torno da saúde. Confira.

Vigilantes do Peso

Nota no critério de emagrecimento: 3,8
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 3,9
Posição no ranking geral:

Como é: A dieta dos Vigilantes do Peso é baseada no programa de reeducação alimentar ProPontos, que não só conta calorias, mas também considera a dificuldade do corpo para digerir os alimentos e a saciedade que eles provocam. Assim, são mais usados aqueles com mais fibras e proteínas e menos gorduras e carboidratos. Cada comida tem uma pontuação que varia de acordo com o grau de dificuldade na digestão e com a saúde que proporciona. A cota de ProPontos diários estabelecida é de 34, em média (mas pode variar de acordo com idade, peso e altura). Funcionando muito bem no curto prazo, a eficácia no longo prazo só é um pouco ameaçada pelo fato de que não é tão fácil mantê-la com o passar do tempo.

Dieta “The Biggest Loser” (empate)

Nota no critério de emagrecimento: 3,5
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 3,6
Posição no ranking geral:

Como é: Funcionando bem no curto prazo e moderadamente no longo prazo, essa dieta inspirada no reality show homônimo tem base em um cardápio saudável e equilibrado, com atenção especial para os líquidos (principalmente água, chá e café). Além disso, o programa alia a nova rotina de refeições, que devem ser 3 principais e 2 lanches, a exercícios físicos de 3 a 4 vezes por semana.


Jenny Craig (empate)

Nota no critério de emagrecimento: 3,5
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 3,7
Posição no ranking geral:

Como é: A Dieta Jenny Craig possui três fases. A primeira é mais rígida, que admite apenas alimentos pré-embalados, com baixo teor de gordura, açúcar e sódio. A segunda permite a inserção gradual de alimentos comuns, de acordo com a quantidade de quilos perdidos até o momento, e ainda prevê o apoio por material escrito e consultorias para haver uma real mudança de hábitos alimentares. Por fim, na terceira e última fase, a pessoa deve buscar manter seu peso seguindo as orientações do plano para evitar recaídas.

Dieta da Comida Crua (empate)

Nota no critério de emagrecimento: 3,5
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 2,3
Posição no ranking geral: 29º

Como é: Essa dieta tem muitas variações, mas sua base está no hábito de comer praticamente só alimentos crus. Dentro desse regime, entre 75% e 80% do cardápio diário deve ser preparado com a temperatura de, no máximo, 46 graus Celsius. Muitos seguidores costumam ser Veganos, mas é possível consumir alimentos de origem animal crus, como sashimis e leite não pasteurizado, por exemplo. Apesar de ter um bom índice de emagrecimento, os avaliadores consideram que, por ser muito restritiva e trabalhosa, essa dieta, de um modo geral, é para poucos.

Volumétrica

Nota no critério de emagrecimento: 3,4
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 3,8
Posição no ranking geral:

Como é: Considerada boa tanto no curto prazo quanto no longo prazo, a dieta Volumétrica tem foco na saciedade que os alimentos proporcionam, não em suas calorias. A alma deste regime está na substituição de alimentos “gordos” por itens com baixa caloria, porém em maior quantidade, diminuindo a fome. Os alimentos inclusos no cardápio principal são ricos em fibras e água, como frutas, vegetais folhosos, grãos e leguminosas.

Dieta do Dr. Atkins (empate)

Nota no critério de emagrecimento: 3,3
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 2,3
Posição no ranking geral: 29º

Como é: A ideia principal desse programa alimentar é priorizar os alimentos proteicos, de origem animal, e cortar de vez carboidratos. A dieta criada pelo médico americano Robert Atkins tem quatro fases, que, aos poucos, diminuem a restrição de carboidratos. Por ser muito restritiva, a chance de abandono do regime é considerável e é possível desenvolver problemas de saúde, como problemas renais, intestinais, de humor, sono e fraqueza, devido ao excesso de certos nutrientes e à falta de outros.


Dieta Flexitariana ou Vegetariana Flexível (empate)

Nota no critério de emagrecimento: 3,3
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 3,8
Posição no ranking geral:

Como é: O princípio dessa dieta é levar uma vida quase vegetariana, em que grande parte do cardápio deve ser composto por alimentos de origem vegetal, sem eliminar completamente as carnes. Comendo menos produtos animais, o corpo consome menos gordura e toxinas, sem perder os nutrientes. De acordo com os avaliadores, a Flexitariana surte efeitos tanto no curto prazo quanto no longo prazo.

Dieta "Slim Fast" (empate)

Nota no critério de emagrecimento: 3,3
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 3,3
Posição no ranking geral: 13º

Como é: A Dieta "Slim Fast", cujo nome remete a uma marca de shakes emagrecedores comercializados pela Unilever em diversos países, tem base no controle de porções e calorias consumidas, somado à substituição de refeições por alimentos da companhia, como shakes, barrinhas, sopas e macarrão pensados para quem quer perder peso.

 Dieta "The Spark Solution" (empate)

Nota no critério de emagrecimento: 3,3
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 3,3
Posição no ranking geral: 13º

Como é: “The Spark Solution” é o nome do livro escrito por Becky Hand que prescreve um programa bem definido de duas semanas de duração para perder peso. Há instruções também para prosseguir após o fim do prazo, mas com menos detalhes sobre a alimentação e exercícios. Com receitas específicas, o livro indica um cardápio diário de baixa caloria (apenas 1.500 por dia) e uma redução de 45% a 65% na quantidade de carboidratos, além de atividade física para queimar o excesso de gordura. A principal dificuldade apontada é a continuidade nas semanas seguintes, já que o programa dura 14 dias.

Dieta Vegana (empate)

Nota no critério de emagrecimento: 3,3
Nota geral (nutrição, perda de peso, saúde, facilidade e segurança): 3.0
Posição no ranking geral: 18º

Como é: A dieta Vegana vai além da vegetariana ao proibir todo tipo de alimento de origem animal (carne, ovos, leite e derivados), o que faz com que tenha um bom potencial emagrecedor, no curto e no longo prazo, e bons resultados no que diz respeito à prevenção de doenças. Mas esses benefícios só existem com um forte comprometimento por parte de quem adere a esse estilo de vida, já que as restrições são grandes.

Acompanhe tudo sobre:Boa formaCaloriasDietasEmagrecimentoGorduraListasRankingsSaúde e boa forma

Mais de Casual

O carro mais bonito do Brasil entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, segundo ranking EXAME Casual

Exposição de arte ao ar livre conecta regiões do enoturismo no Sul do Brasil

Vegetais no centro do prato: como a cozinha vegetal transforma sabores e ressignifica ingredientes

Bienal do Design celebra a diversidade com edição no Nordeste