Esporte

Como fica o risco de rebaixamento do Corinthians e do Vasco com o resultado da partida

O jogo de logo mais é fundamental para as equipes na luta para escapar da zona da degola

Brasileirão A: Corinthians enfrenta o Vasco (Wagner Meier/Getty Images)

Brasileirão A: Corinthians enfrenta o Vasco (Wagner Meier/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de novembro de 2023 às 14h05.

Última atualização em 28 de novembro de 2023 às 18h03.

O jogo Corinthians x Vasco pode ser considerado uma decisão na luta contra o rebaixamento. Matematicamente falando, a partida é fundamental para definir qual time brigará até a última rodada para escapar da zona da degola.

Se vencer, o Timão praticamente se livra do perigo e afunda ainda mais o cruz-maltino. Caso contrário, a equipe carioca respiraria um pouco mais aliviada no Campeonato Brasileiro Série A e ligaria o alerta dos paulistas.

Caso haja vitória do Vasco

Uma vitória do Vasco ajudaria a dar um respiro na luta contra o rebaixamento. Segundo os dados da Bola de Cristal do Brasileirão, um triunfo do time treinado por Ramón Díaz faria com que o risco de cair para a segunda divisão diminuísse de 30,1% para 5,7%. Em contrapartida, a probabilidade de queda do Corinthians aumentaria de 9% para 20,6%.

Caso termine em empate

Caso a partida termine empatada, o Corinthians sairia de São Januário mais satisfeito. Isso porque, segundo os dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o risco de queda do Timão cairia para 5,1%, enquanto o do Vasco iria para 34,2%. Desta forma, o cruz-maltino aumentaria sua porcentagem e se aproximaria do Bahia como o time com mais riscos de ocupar a última vaga no Z4.

Caso haja vitória do Corinthians

Se o Vasco sair de São Januário com uma derrota, o risco de rebaixamento começaria a preocupar o clube a três rodadas do fim da competição. Em caso de vitória do Corinthians, as chances do time carioca disputar a segunda divisão no ano que vem seria de 52,2%, a maior probabilidade dentre os times que lutam contra o Z4. Por outro lado, o Timão praticamente escaparia da degola e ficaria com a porcentagem de apenas 0,081%.

Os números apontam, portanto, que o jogo desta noite é uma espécie de final para o Vasco, já que apenas a vitória interessa ao clube. Um empate pode ser interessante para as pretensões do Corinthians. De acordo com a ferramenta do GLOBO, o Vasco é o favorito para vencer o confronto de logo mais, com 37,25%, contra 35,98% do time paulista. As chances de empate são de 26,77%.

Acompanhe tudo sobre:CorinthiansFutebolBrasileirão

Mais de Esporte

30 clubes brasileiros assinam documento em prol da regulamentação das casas de apostas esportivas

'Não paga nem o ônibus': Verón ironiza premiação de campeonato argentino em comparação com Brasil

Procura por ingressos da final da Copa Sul-Americana supera expectativa

CBF divulga calendário 2025; veja datas e duração dos campeonatos