Gabi Portilho, que marcou o gol da vitória, em campo (CBF/Reprodução)
Repórter de ESG
Publicado em 3 de agosto de 2024 às 18h10.
A seleção feminina de futebol jogou hoje contra a França nos Jogos Olímpicos de Paris. Com um gol nos minutos finais de Gabi Portilho, o Brasil venceu as donas da casa por 1 a 0, garantindo a continuidade na disputa pela medalha olímpica.
Esta vitória não apenas mantém vivo o sonho olímpico, mas também mostra como a seleção buscou a resiliência mesmo sem a presença da capitã do time, a Marta.
Após duas derrotas seguidas contra a Espanha e o Japão, o Brasil conseguiu a vaga para as quartas de final após a vitória dos Estados Unidos sobre a Austrália, o que beneficiou as brasileiras.
Com sete mudanças na escalação, o técnico da Seleção feminina, Arthur Elias, afirmou em entrevista à TV Globo que o objetivo do novo elenco é buscar um jogo de forma coletiva, que não dependa apenas da atuação da Marta.A partida, realizada no Estádio La Beaujoire, em Nantes, também não contou com a atuação de Antonia, lateral direita que fraturou a fíbula da perna esquerda. A nova escalação conta com nomes como Ana Vitória, Gabi Nunes, Jheniffer, Thaís, Gabi Portilho -- autora do gol -- e Yasmim. A zagueira Rafaelle, que estava afastada após um desconforto na coxa, também voltou aos campos.
O segundo tempo contou com dezesseis minutos de acréscimo, marcados por tentativas e entradas do time francês, mas sem grandes feitos das europeias.
Marta foi expulsa na última partida do Brasil, que perdeu para a Espanha por 0 a 2 na quarta-feira, 31. Nos minutos finais do primeiro tempo, a atacante recebeu um cartão vermelho após um chute que acertou a cabeça da jogadora espanhola Olga Carmona. Apesar de não intencional, o golpe na cabeça resultou na expulsão direta da rainha do futebol.
A expulsão, devido à gravidade da ação, impossibilitou Marta de disputar a partida do Brasil pelas quartas de final neste sábado, 3.
Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.
TV aberta: Globo, com as cerimônias de abertura e encerramento e as principais competições.
TV por assinatura: Sportv, com transmissão das competições das principais modalidades.
Streaming: Globoplay.
YouTube (online e gratuito): Cazé TV.
A CazéTV, no YouTube, está transmitindo uma série de modalidades durante todos os dias. Além disso, é possível acompanhar pela Globo, na TV aberta.