Rayssa Leal é campeã mundial pela segunda vez em três meses; entenda como é possível
Brasileira que acaba de completar 15 anos venceu torneio organizado pela World Skate pela primeira vez na carreira
Agência O Globo
Publicado em 6 de fevereiro de 2023 às 16h52.
A brasileira Rayssa Leal, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, faturou mais um título mundial de skate street neste domingo, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Em novembro do ano passado ela também havia sido campeã mundial. Neste domingo, Rayssa venceu o campeonato da World Skate. E em 2022, o da Street League Skateboarding (SLS). Assim, a brasileira de 15 anos unificou os títulos mundiais mais importantes da modalidade (só perdem em prestígio para o ouro olímpico).
Em 2022, Rayssa venceu todas as etapas (Jacksonville, Seattle e Las Vegas), incluindo o Super Crown, a última delas, que foi disputada no Rio. Há anos, a comunidade do skate considera o Super Crown com peso de Mundial.
Estes eventos são privados e participam skatistas convidados da organização. Frequentemente, os melhores do mundo do street estão neste campeonato.
Já o título mundial que a brasileira conquistou neste domingo é organizado pela World Skate, a entidade filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
'Um dos meus sonhos': Rayssa Leal ganha pista de skate particular de aniversário
E, para disputar este torneio, há critérios técnicos como a colocação no ranking mundial. Além disso, o torneio distribui pontos na corrida olímpica (ela garantiu 80 mil pontos no ranking para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024 e lidera sua modalidade).
Esse é o primeiro título da brasileira da World Skate. E ficará para a história que o conquistou em 2022. Isso porque o Mundial do ano passado, que seria no Rio, foi cancelado de última hora, e levado para os Emirados Árabes Unidos.
Superação
O título deste domingo foi marcado pela superação da brasileira. Na quinta-feira anterior, Rayssa terminava o dia em um hospital para realizar exames no punho após sofrer uma queda durante um treino. Ela acaba de completar 15 anos (seu aniversário foi em 4 de janeiro).
Rayssa ficou com o ouro com 255.58, seguida de muito perto pela vice-campeã Chloe Covell, australiana de apenas 12 anos e novo fenômeno do skate mundial, que tirou 253.31. O bronze foi da atual campeã Olímpica Nishiya Momiji (253.50).
Este é o segundo Mundial de Skate Street organizado pela World Skate (em 2019, o Super Crown foi considerado o Mundial da World Skate e SLS). A primeira edição foi em junho de 2021, no Rio, pouco antes de Tóquio-2020. Duas japonesas, Nishimura e Nishiya, fizeram dobradinha no pódio, e Rayssa Leal, então com 13 anos, foi bronze.
Park
Agora é a vez do Mundial de Skate Park, em Sharjah. As eliminatórias femininas serão na quarta e as do masculino, na quinta. O Brasil terá 22 competidores, cujos destaques são: o medalhista de prata olímpico Pedro Barros, a atual campeã brasileira Raicca Ventura (que faz sua estreia internacional) e o ídolo Sandro Dias, de 47 anos.
Veja a equipe completa:
Feminino: Dora Varella, Erica Leguizamon, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Victoria Bassi, Yndiara Asp, Fernanda Tonissi, Sofia Godoy, Emily Antunes e Lua Vicente.
Masculino: Augusto Akio, Luigi Cini, Murilo Peres, Pedro Barros, Pedro Quintas, Gui Khury, Kalani Konig, André Mariano, Héricles Fagundes, Mateus Hiroshi, Pedro Carvalho e Sandro Dias