Olimpíadas 2024: Brasil encerra quarta-feira com pódio garantido no boxe; veja o resumo do dia
Brasil teve um desempenho ruim na ginástica artística masculina e perdeu o jogo de futebol feminino contra a Espanha por 2 a 0
Repórter de POP
Publicado em 31 de julho de 2024 às 18h00.
Última atualização em 31 de julho de 2024 às 18h15.
Depois de um dia forte com medalha de bronze na ginástica, nesta quarta-feira, 31, o Brasil perde a maior parte das competições das quais participou nos Jogos Olímpicos de Paris . O dia começou com derrota da equipe de vôlei masculina para a Polônia, que agora se ampara em uma combinação de resultados para avançar às quartas. No fim da tarde, no entanto, Bia Ferreira fez história como a primeira boxeadora brasileira a garantir duas medalhas para o Brasil — ela já assegurou o bronze, mas pode ganhar o ouro até o final da competição.
Na ginástica artística masculina, valendo medalha, Diogo Soares terminou a competição em penúltimo lugar e perdeu o pódio para Oka (Japão), que foi medalha de ouro, Zhang (China), medalha de prata e Xiao (China), que terminou com o bronze. Outro atleta que deixou a Vila Olímpica sem medalhas foi o judoca brasileiro Rafael Macedo, que perdeu o bronze por causa de umapolêmica decisão do árbitro — um duvidoso terceiro 'shidó'.
Mas nem tudo foi ruim para os brasileiros hoje. No vôlei de praia masculino, a dupla Evandro e Arthur levou a disputa contra os canadenses por 2 sets a 0 e avançou nas classificatórias para as oitavas de final. A seleção feminina de futebol perdeu para a Espanha por 2 a 0, masavançou na competição por causa do resultado da partida entre Austrália e Estados Unidos, que terminou com vitória para as americanas.
Com o saldo de hoje, o Brasil segue em 29º no quadro de medalhas das Olimpíadas de Paris, com uma prata e três de bronze, quatro medalhas no total. O primeiro classificado por enquanto é a China, com 18 medalhas — oito delas de ouro.
Veja como foi o dia nas Olimpíadas de Paris para os brasileiros
Boxe feminino
A brasileira Beatriz Ferreira enfrentou a holandesa Chelsey Heijnen nesta quarta-feira, 31, pela vaga para a medalha de bronze do boxe peso-leve. A semifinal da modalidade já garantiu a medalha de bronze, mas, caso Bia avance no campeonato, pode ganhar ainda a prata ou o ouro.
Vôlei de praia masculino
A dupla Evandro e Arthur está firme e forte na competição pelo pódio do vôlei de praia. Os brasileiros venceram a disputa contra os canadenses por 2 sets a 0 (21/13 e 21/16) e avançaram para as oitavas de final, com um jogo de antecedência. Na próxima sexta-feira, 2, eles jogam contra Tcheca Perusic e Schweiner, da República Tcheca.
Futebol feminino
A seleção brasileira perdeu para a Espanha por 2 a 0 e só avançou na competição por causa do resultado da partida entre Austrália e Estados Unidos, que terminou com vantagem para as americanas.
A partida foi marcada sobretudo pela expulsão de Marta . Nos minutos finais do primeiro tempo, a rainha levou um cartão vermelho depois de atingir a espanhola Olga Carmona na cabeça, em uma entrada agressiva, mas não intencional. A expulsão pode ter sido a despedida da artilheira na competição, caso o Brasil não se classifique para a próxima etapa.
Vôlei masculino
O segundo jogo da seleção brasileira masculina de vôlei nas Olimpíadas de Paris pelo Grupo B aconteceu na manhã desta quarta-feira, 31, com mais uma derrota para o time do Brasil. Na estreia contra a Itália, no sábado, a seleção também acabou decepcionando os torcedores após perder os dois primeiros.
Contra a Polônia, o jogo foi mais acirrado, com o Brasil ganhando dois dos cinco sets. Agora, a seleção brasileira precisa vencer o Egito para se classificar para o mata-mata. Já a Polônia chegou aos cinco pontos e está na vice-liderança do Grupo B, atrás da Itália, que tem seis pontos. Já classificadas às quartas de final, as seleções disputam o 1º lugar na última rodada.
Judô
O judoca brasileiro Rafael Macedo, 11º do mundo, ficou perto da medalha de bronze, nesta quarta-feira, contra o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou, mas uma polêmica decisão do árbitro — um duvidoso terceiro 'shidó' — o deixou sem pódio na categoria 90kg dos Jogos Olímpicos de Paris.
O brasileiro, de 29 anos, dominou grande parte da luta contra um adversário apoiado pelos quase 8 mil torcedores franceses que lotaram a Arena Campo de Marte, mas um 'shidó' aos 3min55 frustrou seus planos.
Tênis de mesa
Um dos grandes nomes da delegação brasileira em Paris, Hugo Calderano fez valer o favoritismo diante do anfitrião francês Alexis Lebrun.Número 6 do mundo, o carioca de 28 anos avançou às quartas de final, depois de derrotar Lebrun (16º no ranking) por por 4 sets a 1 (parciais de 3/11, 11/5, 11/6, 11/3, 11/8).
Natação feminina 1.500m
Aposta brasileira para a natação, Beatriz Dizotti ficou perto do pódio, mas não conseguiu levar a medalha para casa. A atleta concorria na categoria de 1.500m e terminou a prova na sétima posição, com tempo de 16:02.86.
Vela feminina
As bicampeãs Martine Grael e Kahena Kunze se classificaram para a regata da medalha na classe 49er FX da vela, mas já estão de fora da disputa pelo pódio. A pontuação acumulada não é suficiente para levar uma medalha para casa. A dupla venceu o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e em Tóquio.
Canoagem Slalom
Ana Sátila também terminou a competição de hoje sem subir ao pódio. A brasileira ficou em 5º lugar na canoa individual da canoagem slalom, com tempo de 112.70. Apesar da colocação, Sátila fez o melhor resultado do Brasil na modalidade. A australianaJessica Fox terminou a prova com medalha de ouro, Elena Lilik, da Alemanha, com a prata, e Evy Leibfarth nos Estados Unidos, no bronze.