Esporte

O que são 'Ippon' e 'Golden Score'? veja o significado dos termos e como aplicar as técnicas do judô

Judô é o esporte no qual o Brasil tem mais medalhas

Olimpíadas 2024: Chelsie Giles da equipe da Grã-Bretanha e Larissa Pimenta da equipe do Brasil competem durante a partida eliminatória feminina de até 52 kg (Michael Reaves/Getty Images)

Olimpíadas 2024: Chelsie Giles da equipe da Grã-Bretanha e Larissa Pimenta da equipe do Brasil competem durante a partida eliminatória feminina de até 52 kg (Michael Reaves/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 29 de julho de 2024 às 10h55.

Última atualização em 29 de julho de 2024 às 11h18.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

Nos Jogos Olímpicos de Paris, o judô é uma das modalidades com maiores expectativas de medalhas para o Brasil. Neste domingo, 28, Willian Lima conquistou a primeira medalha da seleção. O judoca de 24 anos ficou com a prata após ser derrotado pelo japonês Hifume Abe na final da categoria até 66 kg.

Apesar da derrota, o resultado alcançado por Willian foi significativo, pois rendeu a ele a sua primeira medalha em uma Olimpíada.

Mesmo que o esporte não tenha sido criado no Brasil (a modalidade surgiu no Japão), a prática se tornou popular e conquistou atletas de diferente gerações. Muitos deles influenciados pelas conquistas do país em grandes torneios. Não é por caso que o judô é o esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil: quatro de ouro, quatro de prata e 17 de bronze.

Diante do elevado interesse pela prática, surgem entre as pessoas algumas dúvidas sobre expressões muito comentadas nos confrontos dessas Olimpíadas, como "Ippon" e "Golden Score". Veja a seguir o que cada uma significa no judô.

O que é Golden Score?

O confronto no judô ocorre entre dois judocas, com o propósito de derrubar o adversário e imobilizá-lo por 20 segundos ou conseguir um ippon. Para atingir esses objetivos, várias técnicas e golpes são utilizados pelos lutadores.

A duração da luta é de 5 minutos para a categoria masculina e 4 minutos para a categoria feminina. Se a luta terminar empatada, entra-se no golden score, que não tem limite de tempo, e vence o judoca que pontuar primeiro ou cujo oponente receber uma punição.

As técnicas (wazas) no judô são divididas em dois grandes grupos: nage-waza (técnicas de projeção) e katame-waza (técnicas de domínio no solo).

O que é Ippon?

No judô, o ippon equivale ao gol no futebol. É a pontuação máxima que um lutador pode conseguir em uma luta no esporte.

Por definição, um ippon ocorre quando um lutador projeta seu oponente de costas no tatame com considerável força e controle. Para ser considerado um ippon, a projeção deve ter os seguintes elementos:

  • O lutador que está sendo projetado precisa cair de costas, com o torso inteiro tocando o tatame. Não pode ser apenas parte das costas;
  • A projeção precisa ter força, velocidade e controle. Se o lutador simplesmente cair para trás sem uma técnica clara, não será considerada ippon.
  • O lutador precisa ter controle sobre seu oponente ao mantê-lo no chão por pelo menos alguns segundos. Soltar o oponente imediatamente pode anular o ippon.
  • A técnica de projeção precisa seguir as regras do judô. Por exemplo, não pode haver agarramento abaixo da cintura.

Como fazer um Ippon em uma luta?

Também conhecidas como nague-waza, as técnicas de projeção são as mais comuns para se conseguir um ippon. Elas são aplicadas quando o judoca projeta seu adversário de costas no tatame com força e controle. Algumas técnicas de projeção famosas incluem:

  • Seoi nague: projeção pelo ombro, onde você carrega o adversário nas costas e o arremessa sobre o ombro.
  • Uchi mata: técnica de varredura na parte interna da coxa do oponente.
  • Harai goshi: varredura com o quadril.
  • Osoto gari: varredura com o pé ou perna externa.

Para conseguir o ippon com essas técnicas, é preciso demonstrar força, equilíbrio e controle ao projetar o adversário de costas no tatame.

Por outro lado, existem outras maneiras de finalizar a luta e marcar ippon:

  • Por imobilização: também conhecido como osaekomi-waza. Para finalizar a luta, é preciso imobilizar o oponente de costas no tatame por 20 segundos para conseguir a pontuação máxima. As técnicas mais comuns incluem kesa gatame, yoko shiho gatame e tate shiho gatame. O controle do oponente deve ser mantido para evitar que ele escape da imobilização nesse período.
  • Estrangulamento ou chave de braço: alguns estrangulamentos conhecidos são o hadaka-jime e o okuri eri jime. Já entre as chaves de braço, destacam-se ude garami e waki gatame. É preciso forçar o oponente a se render pela pressão no pescoço ou articulação do braço. Se ele desistir batendo no tatame ou no oponente, o ippon é marcado.

Onde assistir aos Jogos Olímpicos?

Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.

Veja como assistir:

  • TV aberta: Globo, com as cerimônias de abertura e encerramento e as principais competições;
  • TV por assinatura: Sportv, com transmissão das competições das principais modalidades;
  • Streaming: Globoplay e Cazé TV.
Acompanhe tudo sobre:JudôOlimpíadas 2024

Mais de Esporte

Hipismo nas Olimpíadas 2024: como os cavalos chegaram até Paris?

Quem é Rodrigo Pessoa? Atleta lidera a equipe brasileira de hipismo nas Olimpíadas 2024

Com qualidade ruim da água, treino do triatlo olímpico no Sena é cancelado

Jogos de segunda, 29 de julho, onde assistir ao vivo e horários

Mais na Exame