O que acontece com o taça da Copa do Mundo após o campeonato?
Por questões de segurança, o país vencedor fica com um réplica do troféu. Mesmo assim, por um breve período, a taça deve ficar na Argentina para comemoração dos hermanos
Luciana Lima
Publicado em 18 de dezembro de 2022 às 16h14.
Última atualização em 18 de dezembro de 2022 às 16h36.
Neste domingo, 18, a Argentina venceu a França em uma disputa acirrada e se tornou campeã da Copa do Mundo de 2022.
Até os últimos minutos do jogo final, que teve direito a prorrogração e pênaltis, era difícil dizer com quem ficaria a taça de campeão.
No final, Lionel Messi, no que deve ser um dos últimos momentos da sua carreira, levantou a taça de Campeão do Mundo e levou o título para o seu país. Mas, não é a taça original que deve ficar na terra dos hermanos.
É que, por questões de segurança, o país vencedor fica com um réplica do troféu. Feita de ouro maciço de 18 quilates, a taça original pesa cerca de 6,175, de acordo com informações da Fifa.
O objeto tem 36,8 cm de altura e na base, de 13 cm de diâmetro, há duas faixas de pedra malaquita verde, que é restaurada várias vezes com nome do vencedor, escrito na língua oficial do país, e o ano da vitória.
Nos próximos dias, depois do fim das comemorações no país sede, o Catar, a taça da Copa do Mundo deverá viajar para a Argentina, onde será parte de celebrações no país.
Alguns dias depois, o troféu será transferido para a cidade de Paderno Dugnano, na região metropolitana de Milão, norte da Itália. A data da transferência, também por questões de segurança não é divulgada.
LEIA TAMBÉM:
Argentina vence final histórica contra a França na Copa do Catar
Chuteira de ouro: quem é o artilheiro da Copa do Mundo de 2022