Ginastas: atletas do Time Brasil querem fazer história (Foto: Divulgação/CBG)
Colaboradora
Publicado em 12 de agosto de 2026 às 18h58.
O caminho do Brasil rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 passa nesta semana, por Frankfurt, na Alemanha. A seleção brasileira disputa o Mundial de Ginástica Rítmica, competição que pode garantir ao país uma vaga olímpica.
O torneio será realizado até domingo, 16, e terá participação brasileira tanto nas disputas individuais quanto na competição por conjunto. Em jogo, estão as primeiras vagas para a próxima edição dos Jogos.
As três melhores equipes no conjunto geral e as três primeiras colocadas no individual geral asseguram uma vaga para seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais.
O Mundial tem importância especial no início do ciclo para Los Angeles. Diferentemente de outras modalidades, na Ginástica Rítmica a vaga não é destinada automaticamente a uma atleta específica.
A classificação é concedida ao Comitê Olímpico Nacional. Dessa forma, caso o Brasil conquiste uma das vagas disponíveis, caberá posteriormente ao país definir qual ginasta será escolhida para representá-lo nos Jogos Olímpicos.
A equipe brasileira chega à competição respaldada pelo resultado obtido na última edição do Mundial.
Em 2025, o Brasil fez história no Mundial disputado no Rio de Janeiro. A equipe conquistou a medalha de prata na prova de conjunto de 3 bolas e 2 arcos, resultado que colocou o país entre as principais forças da modalidade.
Um desempenho equivalente no Mundial deste ano seria suficiente para garantir ao Brasil uma vaga em Los Angeles-2028.
Para isso, o país terá representantes em duas frentes da competição.
As brasileiras que disputam o Mundial na categoria individual são:
A comissão técnica conta com Mayara Cerqueira Ehlke, Gizela das Mercês Batista e Solange da Silva Martins Paludo.
Na disputa por conjunto, o Brasil será representado por:
A treinadora da equipe é Camila Ferezin Resende.
Na quinta-feira, 13, as brasileiras voltam à competição, com apresentações programadas para 9h30 e 11h15.
A decisão do individual geral acontece na sexta-feira, 14. Caso haja brasileiras classificadas, as finais serão realizadas em duas sessões, às 11h e 13h.
No sábado, 15, estão previstas as finais individuais por aparelhos, a partir das 6h, caso o Brasil consiga avançar.
A competição por conjunto começa no sábado, 15. O Brasil está no Grupo B, com apresentação prevista para 8h40, também pelo horário de Brasília.
As finais do conjunto estão marcadas para domingo, 16, a partir das 6h.
É justamente nessa disputa que o Brasil chega com uma expectativa especial após a prata conquistada no Mundial de 2025.
O Mundial será realizado em Frankfurt, na Alemanha, entre 12 e 16 de agosto.
As disputas terão transmissão no Brasil por diferentes plataformas:
Com as primeiras vagas olímpicas de Los Angeles-2028 em disputa, o Mundial representa um dos primeiros grandes momentos do ciclo para a ginástica brasileira.