Esporte

Just Fontaine, maior artilheiro em apenas uma Copa do Mundo, morre aos 89 anos

Quando era atacante, então com 25 anos, conseguiu um feito até hoje imbatível: marcou 13 gols em apenas uma edição do Mundial

Fontaine: o atacante começou sua carreira no Marrocos, no Casablanca, em 1950, e foi jogar na França em 1953, pelo Nice (Jean Catuffe/Getty Images)

Fontaine: o atacante começou sua carreira no Marrocos, no Casablanca, em 1950, e foi jogar na França em 1953, pelo Nice (Jean Catuffe/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de março de 2023 às 10h16.

O ex-jogador Just Fontaine, consagrado como o maior artilheiro em apenas uma Copa do Mundo, morreu aos 89 anos, informou a agência de notícias AFP nesta quarta-feira, citando anúncio da família.

Nascido em Marrakech, no Marrocos, no dia 18 de agosto de 1933, Just Fontaine, que era filho de pai francês, Delphin Louis Martin Fontaine, e mãe espanhola, Maria Dolores Ortega, jogou apenas uma Copa do Mundo, a de 1958 na Suécia, e defendeu as cores da França, já que entre 1912 e 1956, a região que hoje compreende o país africano ficou sob um protetorado francês. O atacante, de então 25 anos, conseguiu um feito que nenhum outro jogador jamais chegou perto, inclusive Pelé. Ele marcou 13 gols em apenas uma edição do Mundial. Naquele ano, a França conseguiu chegar à semifinal do campeonato pela primeira vez em sua história.

Fontaine começou sua carreira no Marrocos, no Casablanca, em 1950, e foi jogar na França em 1953, pelo Nice. No mesmo ano foi convocado para a seleção francesa pela primeira vez. Em 1956, partiu para o Stade de Reims, onde ficou até se aposentar. Com 24 anos, o atacante foi artilheiro do Campeonato Francês 1957/58 pela primeira vez, porém ele não era muito utilizado na seleção, até que René Bliard, atacante titular dos Bleus, se machucou às vésperas da Copa e não pôde ir à Suécia.

Titular de última hora, Fontaine não desapontou, muito pelo contrário. Logo na estreia, o atacante fez três gols em vitória por 7 a 3 sobre o Paraguai. No segundo jogo, marcou dois na derrota por 3 a 2 diante da Iugoslávia e no último duelo da fase de grupos, contra a Escócia, deixou um em triunfo por 2 a 1. No mata-mata, o francês balançou as redes duas vezes nas quartas, um na semifinal e quatro na disputa pelo terceiro lugar.

Just Fontaine teve sua carreira interrompida de forma brusca. Em março de 1960, após um entrada em jogo do Campeonato Francês, o atacante sofreu dupla fratura na perna direita. Ele retornou aos gramados nove meses depois, mas a perna cedeu novamente no mesmo lugar durante jogo em 1961. Com medo de novos problemas, Fontaine se aposentou aos 28 anos, em julho de 1962.

Acompanhe tudo sobre:FutebolMortes

Mais de Esporte

Fórmula 1: Verstappen conquista 4° título consecutivo; Russell vence etapa

Jogos de hoje, domingo, 24 de novembro: onde assistir ao vivo e horários

Jogos de hoje, sábado, 23 de novembro: onde assistir ao vivo e horários

Youtuber causa polêmica ao jogar como titular de time argentino; relembre casos similares no Brasil