Copa do Mundo 2026: Nova York vai sediar final e abertura será no palco do tri do Brasil
Mundial de futebol acontecerá em três países pela primeira vez da história
Repórter colaborador
Publicado em 5 de fevereiro de 2024 às 04h52.
A Fifa anunciou neste domingo o palco da final da Copa do Mundo de 2026: a grande decisão do Mundial será no estádio Metlife, em Nova York , no dia 19 de julho. Também foi revelado que o Estádio Azteca, na Cidade do México, receberá o jogo de abertura, em 11 de junho. O templo do futebol mexicano já recebeu duas finais de Copa, em 1970 e 1986.
Com 39 dias e 104 partidas, a Copa de 2026 será a mais longa já realizada.
Com 48 seleções, as equipes serão divididas em 12 grupos na fase inicial. Os dois melhores países de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançarão à segunda fase, dando início ao mata-mata.
A primeira Copa do Mundo organizada por três países - Canadá, Estados Unidos e México - terá jogos em 16 cidades:11 nos Estados Unidos, duas no Canadá e três no México .
Locais das partidas
As seleções anfitriãs jogarão a primeira fase no próprio país. Por isso, o jogo de abertura será também a estreia do México na competição. O primeiro jogo do Canadá será em 12 de junho, em Toronto, e a seleção dos EUA estreará no mesmo dia, em Los Angeles.
A fase de grupos terá 72 jogos em 16 cidades entre 11 e 27 de junho. A primeira fase de mata-mata irá de 28 de junho a 3 de julho, com jogos em 14 estádios - apenas Boston e Guadalajara ficam fora desta fase.
As oitavas de final serão disputadas em Vancouver, Seattle, Cidade do México, Houston, Dallas, Atlanta, Filadélfia e Nova York - entre 4 e 7 de julho.
A partir das quartas, a Copa terá partidas apenas nos EUA. Boston receberá o primeiro jogo das quartas, dia 9. A segunda partida, dia 10, será em Los Angeles, e mais dois confrontos dia 11, serão realizados em Kansas City e Miami.
A primeira semifinal, dia 14, vai ocorrer em Dallas, e a segunda, em Atlanta, no dia seguinte. Miami receberá a disputa do terceiro lugar, dia 18.