Copa do Brasil: Seis equipes garantem vaga para as quartas de final; veja resumo
Corinthians, Athletico-PR, Bahia e América-MG avançam nos pênaltis
Modo escuro
Após perder de 2 a 0 para o Atlético-MG por 2 a 0 na ida, uma classificação do Corinthians para a próxima fase da competição era considerada por muitos como um milagre (Rodrigo Coca / Agência Corinthians/Reprodução)

Publicado em 1 de junho de 2023 às, 07h45.
A Copa do Brasil teve uma jornada de grandes emoções nesta quarta-feira, 31, com seis equipes garantindo a classificação para as quartas de final, quatro delas em disputas de penalidades máximas.
Após perder de 2 a 0 para o Atlético-MG por 2 a 0 na ida, uma classificação do Corinthians para a próxima fase da competição era considerada por muitos como um milagre. Mas, jogando em Itaquera, o Timão mostrou força para devolver o placar nos 90 minutos e garantir a vaga nas penalidades máximas.
Primeiro, o gol de Bidu no passe de Renato Augusto. Depois, o golaço de Roger Guedes. A epopeia do @Corinthians está completa!
É o Timão nas quartas! #CopaBetanoDoBrasil pic.twitter.com/HgoEqtxAuQ
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) June 1, 2023
Precisando marcar gols para tentar a classificação, o técnico Vanderlei Luxemburgo armou sua equipe de forma diferente, com três zagueiros e dois laterais posicionados quase como pontas. E a aposta começou a dar frutos aos 33 minutos, quando Renato Augusto levantou a bola na área para Matheus Bidu finalizar de peito para o gol vazio.
Mas ainda era necessário outro gol do Timão para definir a classificação nos pênaltis. E ele veio aos 18 da etapa final em grande jogada de Roger Guedes. O camisa 10 do Corinthians avançou pela esquerda, se livrando de um adversário com uma meia-lua, de outro com um drible perto da linha de fundo e limpando o goleiro Everson antes de dar um toque sutil para o fundo do gol.
Como o triunfo de 2 a 0 do Timão perdurou até o final dos 90 minutos, a vaga teve que ser definida nas penalidades máximas, nas quais o goleiro Cássio brilhou defendendo a cobrança de Hulk para fechar a disputa em 3 a 1.
Furacão vence no Engenhão
No estádio Nilton Santos, o Botafogo precisava vencer para continuar vivo na disputa após perder na ida por 3 a 2. Apoiado por sua torcida, o Glorioso jogou bem melhor e triunfou, mas por 1 a 0, graças a gol de Tiquinho Soares. Com isso, a vaga foi decidida nas disputas de pênaltis. Nesta partida o grande herói foi o goleiro Bento, que defendeu os chutes de Tiquinho Soares e de Tchê Tchê para garantir a vitória do Furacão por 4 a 2.
É copeiro demais! O @AthleticoPR sempre dá um jeito e avança na #CopaBetanoDoBrasil! Sabem jogar, acostumados! pic.twitter.com/q5SSoEgf5T
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) June 1, 2023
Coelho classificado
Em Porto Alegre, o Internacional também fez uma grande jornada para bater o América-MG por 3 a 1, após ser derrotado por 2 a 0 na ida. Com isso, a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil ficou com o Coelho, que triunfou por 5 a 4 nos pênaltis.
Na marca da cal, o Colorado desperdiçou uma cobrança, o @AmericaFC1912 foi impecável e levou o pix e a vaga nas quartas de final da #CopaBetanoDoBrasil! pic.twitter.com/4V2OlYuaVN
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) June 1, 2023
Bahia segue vivo
A quarta disputa que foi definida apenas nos pênaltis foi a que envolveu Santos e Bahia. Após empate sem gols na ida na Vila Belmiro, o Esquadrão de Aço saiu na frente graças a gol de Cauly aos 23 do segundo tempo. Porém, nos acréscimos da partida, o atacante Bruno Mezenga arrancou o empate, o que levou à disputa de pênaltis. E nas penalidades máximas o goleiro Marcos Felipe brilhou, com duas defesas, para garantir a vaga da equipe da casa.
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) June 1, 2023
Grêmio avança
No duelo entre os maiores campeões da história da Copa do Brasil, o Grêmio se deu melhor. Jogando no estádio do Mineirão, o Tricolor (que venceu a competição em cinco oportunidades) bateu a Raposa (que tem seis conquistas) por 1 a 0 graças a gol de Villasanti. Aos 26 minutos do primeiro tempo, o paraguaio recebeu de Suárez e acertou chute certeiro da entrada da área. Na ida as equipes ficaram no 1 a 1.
NÃO TEM JEITO! Deu @Gremio na batalha dos maiores campeões!
Com gol de Villasanti, o Tricolor fez 1 a 0 no Mineirão e se classificou para as quartas de final da #CopaBetanoDoBrasil! pic.twitter.com/jnObi2zJFS
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) June 1, 2023
Vaga mesmo com derrota
Quem se credenciou para a próxima etapa da competição mesmo com um revés por 1 a 0 foi o Palmeiras. Após triunfar por 3 a 0 na ida, o Verdão administrou a vantagem e conseguiu sair com a classificação do estádio do Castelão mesmo após a vitória do Leão garantida com gol de Lucero aos 27 minutos da etapa final.
O @Palmeiras AVANÇA!
Com o apoio incondicional da torcida tricolor, o @FortalezaEC vence por 1x0 no Castelão com gol de Lucero, mas o Verdão se classifica com o placar agregado de 3x1. Dá-lhe Porco! 🐷 pic.twitter.com/VBe96lJdiN
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) June 1, 2023
Créditos

Agência Brasil
Agência de notíciasAgência da Empresa Brasil de Comunicação. Informações sobre política, economia, esportes, cidadaniaÚltimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Huawei no Brasil: evolução na velocidade 5G
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais