Clubes da Série A aprovam aumento de estrangeiros no Brasileirão
Número de jogadores de fora do Brasil passa para sete por partida
Agência de notícias
Publicado em 15 de fevereiro de 2023 às 12h48.
Última atualização em 15 de fevereiro de 2023 às 14h48.
Os 20 clubes do Brasileirão aprovaram o aumento do limite de jogadores estrangeiros em partidas da Série A. Agora, as equipes poderão usar até sete atletas de fora do país por jogo e não mais apenas cinco, como era anteriormente. A votação foi realizada hoje no Conselho Técnico de Clubes, evento que acontece na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A entidade precisa agora atualizar seu sistema de súmulas.
Um dos beneficiados será o São Paulo, com oito jogadores de fora do Brasil. O Athletico, que tem sete estrangeiros no elenco, o Corinthians e o Grêmio, com seis atletas cada um, reforçaram o pedido. O Flamengo, que conta com quatro atletas de fora do Brasil no plantel, também será beneficiado. No ano passado, o Santos requisitou o aumento à CBF, mas a proposta foi ignorada.
No evento, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou que as punições para casos de racismo no futebol brasileiro serão mais duras. Haverá multa, perda de mando de campo e perda de pontos para os clubes que tiverem casos nos campeonatos geridos pela entidade, como o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil, e as normas serão publicadas no Regulamento Geral de Competições (RGC).
Mais detalhes, como o valor da multa e a quantidade de pontos excluídos, ainda serão divulgados pela própria CBF. Até o dia de hoje, a entidade não previa punição por racismo no RGC.