ESG

Apoio:

logo_suvinil_500x252
Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
logo_engie_500X252

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Summit ESG: educação e remuneração justa podem impactar o crescimento da economia circular

Empresários apontam alguns caminhos para acabar com o lixo por meio do aumento do reaproveitamento; o Brasil ainda processa volumes muito tímidos

Paula Pacheco
Paula Pacheco

Jornalista

Publicado em 13 de junho de 2024 às 18h14.

Última atualização em 5 de julho de 2024 às 11h21.

yt thumbnail

No Brasil, o potencial de reciclagem dos resíduos produzidos ainda é muito maior do que é reutilizado. Com isso, o país desperdiça a oportunidade de diminuir os impactos sobre os aterros, deixa de gerar riqueza e consome recursos desnecessariamente.

Com a mediação de Renata Faber, diretora de ESG EXAME, Marcos Matos, co-founder e CEO da @eureciclo, e Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, debatem sobre as alternativas mais sustentáveis, como os estímulos aos catadores de resíduos e a adesão da indústria e do consumidor à embalagens reutilizáveis.

"Como acabar com o lixo reaproveitando tudo: a grande virada da economia circular"é um dos temas da programação do Summit ESG 2024, promovido pela EXAMEa maior publicação de negócios do Brasil. Os encontros fazem parte da agenda do “Mês do ESG 2024”.

Renata Faber, diretora de ESG Exame, Marcos Matos, co-founder e CEO da @eureciclo, e Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, debatem sobre as alternativas mais sustentáveis

Renata Faber, diretora de ESG EXAME, Marcos Matos, co-founder e CEO da @eureciclo, e Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, debatem sobre alternativas mais sustentáveis (Reprodução)

A logística reversa é um dos entraves para o crescimento circular. Oliveira lembra que o Brasil produz cerca de 80 milhões de toneladas e um terço tem potencial de ser recuperado. No entanto, hoje esse volume não passa de 3%. "Imagine o tamanho do desafio. A decisão tem de ser tomada na origem. Em qual lixeira eu vou colocar [o resíduo]?", pontua o CEO da Green Mining.

Para que a adesão cresça, o ponto de partida para o avanço da reciclagem no Brasil, na opinião de Oliveira, deve ser a educação, com conscientização, sobre o que fazer com o material produzido diariamente.

Ainda segundo o CEO da Green Mining, outra frente importante no processo passa vela valorização de quem faz o trabalho de campo, na coleta de material. Ou seja, com o trabalho do S (social) antes do E (environment), que crescerá na sua esteira.

Apesar de os números brasileiros serem ainda muito tímidos, Matos acredita na possibilidade de avançar na reciclagem. Antes da criação da @eureciclo, que atualmente atende a 7 mil empresas, Matos fez alguns estudos de caso. O empreendedor ficou intrigado, por exemplo, com a evolução da reciclagem na Espanha, que saiu de 5% para quase 80% em 20 anos.

"A geração de resíduo acontece em escala, então entendemos que o processo de reciclagem também precisa ser em escala para se contrapor a isso", analisa Matos.

Summit

Summit ESG da EXAME é considerado o maior evento ESG da imprensa nacional e promove debates que refletem a cobertura constante da EXAME sobre os principais temas sociais e ambientais de interesse global.

Neste ano, serão realizados 21 painéis, organizados em oito blocos temáticos. Os temas abordados serão: Cadeias de Produção Sustentáveis, Inclusão e Empoderamento Econômico, Transição para uma Economia de Baixo Carbono, Financiando a Transição, Bioeconomia e Agro Sustentável, Soluções para a Transição Energética, Economia Circular e Adaptação e Transição Justa.

A cada semana, dois blocos serão veiculados, sempre às terças e quintas. Cadastre-se aqui para conhecer os detalhes da programação.

Acompanhe tudo sobre:ReciclagemEconomia CircularContaminação por materiaiseventos-exameESGinfra-cidadãMês do ESG 2024

Mais de ESG

Indústria eólica dos EUA busca aprendizes sem medo para atender crescimento do setor

Como R$ 60 bilhões em investimentos em transmissão ajudam na transição energética do Brasil

Vivo amplia investimento em equidade racial com apoio a festival

Queimadas: alta de 54% antecipa período crítico, alerta pesquisa

Mais na Exame