ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Réveillon 2025: alertas de chuvas intensas podem ameaçar programações em capitais brasileiras

Áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte podem ter eventos de fim de ano impactados pelo mau tempo; confira previsão

A virada de ano em várias capitais pode ser impactado pelas chuvas, especialmente nas áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte (Antonello/Reuters)

A virada de ano em várias capitais pode ser impactado pelas chuvas, especialmente nas áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte (Antonello/Reuters)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 08h13.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para chuvas intensas em várias regiões do Brasil entre os dias 29 e 30 de dezembro. O aviso de grau de severidade "Perigo" inclui possíveis riscos significativos, como alagamentos, quedas de galhos e árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

O Réveillon em várias capitais pode ser impactado, especialmente nas áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Região Sudeste

Rio de Janeiro (RJ)

A previsão indica chuvas volumosas entre 30 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes que podem alcançar até 100 km/h. As tradicionais celebrações na orla, como o Réveillon em Copacabana, podem ser afetadas por alagamentos em áreas urbanas e ventos poderiam dificultar a montagem de estruturas temporárias. Há também risco elevado de quedas de árvores e descargas elétricas.

São Paulo (SP)

Apesar do grau de severidade mais baixo, com chuvas estimadas entre 20 e 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h, há potencial para transtornos, especialmente em áreas com histórico de alagamentos.

Os eventos programados para a Avenida Paulista devem monitorar as condições do tempo. Uma das recomendações do Inmet para quem estiver na capital paulista é priorizar deslocamentos em horários de menor instabilidade climática.

Belo Horizonte (MG)

Na capital de Minas Gerais, há um alerta de perigo para chuvas intensas, com previsão de volumes significativos e ventos que podem alcançar até 100 km/h. Alagamentos e quedas de árvores em vias urbanas são preocupações para os eventos locais, especialmente para os realizados ao ar livre. O Inmet pede que a população se atente às atualizações meteorológicas e evite áreas de encosta.

Vitória (ES)

A capital capixaba terá chuvas moderadas a fortes, com volumes de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. As celebrações à beira-mar, no entanto, podem ser impactadas.

Centro-Oeste

Brasília (DF)

O Distrito Federal deve registrar chuvas moderadas, com acumulados entre 20 e 50 mm/dia e rajadas de vento que podem atingir 60 km/h.

O impacto para eventos ao ar livre é considerado moderado, mas existe risco de descargas elétricas. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e priorize abrigos seguros.

Goiânia (GO)

Sob alerta de perigo, a capital goiana enfrentará chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. O risco de alagamentos e quedas de árvores é significativo, impactando deslocamentos e celebrações.

Campo Grande (MS)

Chuvas moderadas são previstas, com volumes entre 20 e 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. A instabilidade pode prejudicar eventos ao ar livre.

Região Nordeste

Salvador (BA)

A previsão indica chuvas localizadas, mas sem volumes significativos. As festividades de Ano Novo na capital baiana devem ocorrer sem grandes interrupções. Apesar disso, o Inmet pede atenção às possíveis atualizações meteorológicas para o dia 31.

Recife (PE), Fortaleza (CE) e São Luís (MA)

Chuvas rápidas e isoladas podem ocorrer, especialmente em áreas costeiras. As condições gerais são favoráveis para as festividades de fim de ano nessas capitais.

Região Sul

Porto Alegre (RS)

A capital gaúcha deve ter tempo firme, com nebulosidade variável e temperaturas agradáveis, o que favorece os eventos ao ar livre.

Curitiba (PR)

De acordo com o Inmet, o predomínio de sol entre nuvens, sem previsão de chuvas significativas, garante um cenário favorável para as celebrações de fim de ano na capital do Paraná.

Florianópolis (SC)

Apesar de chances de chuvas isoladas no litoral, as condições gerais indicam estabilidade para eventos ao ar livre.

Região Norte

Manaus (AM)

Previsão de chuvas frequentes, com volumes que podem ultrapassar 30 mm/h em algumas áreas. O risco de alagamentos é moderado, especialmente em regiões com drenagem deficiente.

Belém (PA)

Chuvas moderadas estão previstas para o Pará, com possibilidade do risco de interrupções da programação em eventos urbanos.

Com a chance das condições meteorológicas terem variações entre as regiões brasileiras, o Inmet ressalta que é essencial que a população acompanhe as atualizações locais para ajustar seus planos e garantir uma virada de ano segura.

Acompanhe tudo sobre:a-revolucao-do-novoChuvasMudanças climáticas

Mais de ESG

Por trabalho escravo, Brasil suspende vistos para funcionários da BYD

Apenas 27% das empresas elevaram suas metas ambientais no último ano, diz estudo

Governo federal lança cadastro positivo ambiental para agro

Ação da EDP em comunidade de SP gera economia de R$ 51 mil em energia