ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Rabobank inicia operações em agricultura sustentável com foco em Brasil e China

O banco especializado em agronegócio Rabobank deu início a duas operações de agricultura sustentável em parceria com o Fundo AGRI3, envolvendo transações no Brasil e na China, informou a instituição em comunicado nesta terça-feira. As empresas do futuro estão aqui. Conheça os melhores investimentos em ESG na EXAME Research Segundo o Rabobank, uma das operações […]

Rabobank: banco especializado em agronegócio mira Brasil e China com agricultura sustentável (Eva Plevier/Reuters)

Rabobank: banco especializado em agronegócio mira Brasil e China com agricultura sustentável (Eva Plevier/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 17h00.

Última atualização em 22 de dezembro de 2020 às 17h07.

O banco especializado em agronegócio Rabobank deu início a duas operações de agricultura sustentável em parceria com o Fundo AGRI3, envolvendo transações no Brasil e na China, informou a instituição em comunicado nesta terça-feira.

As empresas do futuro estão aqui. Conheça os melhores investimentos em ESG na EXAME Research

Segundo o Rabobank, uma das operações será destinada ao Grupo Carvalho Dias, em Mato Grosso, visando a proteção florestal e a recuperação de pastagens, e a outra ao cultivo sustentável de pimenta na região chinesa de Chongqing.

"Queremos incentivar os produtores de alimentos a fazerem as melhorias necessárias em sustentabilidade... A intenção é que esses investimentos sirvam de exemplo para bancos, outras instituições financeiras e toda a cadeia de valor", disse em nota Hans Loth, chefe global da parceria entre o Rabobank e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), que integram a iniciativa com o Fundo AGRI3.

O desembolso para o Grupo Carvalho Dias alcança 5 milhões de dólares e possui prazo de dez anos. O banco holandês disse que o montante permitirá que a empresa brasileira invista em projetos de reflorestamento de 2.581 hectares e da recuperação de pastagens degradadas em 1.200 hectares.

"O objetivo da iniciativa é aumentar a lucratividade do cliente e, ao mesmo tempo, acelerar o cumprimento da rígida legislação do Código Florestal do Brasil", afirmou o Rabobank.

Na China, por sua vez, serão liberados 10 milhões de dólares com prazo de três anos para a produção de pimenta, visando o fornecimento de acesso a financiamento, treinamento e insumos de alta qualidade para que 80 mil agricultores passem do cultivo de baixa produtividade para safras mais lucrativas e sustentáveis, de acordo com a instituição.

O Fundo AGRI3, que além de Rabobank e Unep também envolve a Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH) e o banco holandês de desenvolvimento empresarial FMO, pretende liberar 1 bilhão de dólares para investimentos em propriedades rurais com práticas mais sustentáveis, acrescentou o banco.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaReuters

Mais de ESG

Seu setor está em risco? Site mostra impacto do clima na economia brasileira

Na corrida da IA, empresas aceleram para transformar Brasil em hub de data centers verdes

Eco Invest encerra 2025 com R$ 14 bilhões para projetos sustentáveis e novos leilões a vista

Revista Science elege energias renováveis como avanço científico de 2025