Minerva Foods é primeira a ganhar selo por energia 100% renovável
Empresa se torna a primeira brasileira a ser reconhecida pela operação totalmente sustentável por meio de selo do Instituto Totum
Maria Clara Dias
Publicado em 29 de junho de 2021 às 17h55.
Última atualização em 29 de junho de 2021 às 18h09.
A Minerva Foods tem se esforçado para aplicar, de maneira prática, o ESG (sigla em inglês para definir critérios ambientais, sociais e de governança) em seu dia a dia. Agora, a jornada em busca de mais comprometimento socioambiental acaba de ganhar novos contornos: a empresa foi reconhecida como a primeira companhia brasileira a operar apenas com energia renovável em todas as unidades operacionais. A ação foi celebrada com o Selo Energia Renovável, emitido pelo Instituto Totum, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e a Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel)
- A EXAME Academylançou um curso sobre ESG— práticas ambientais, sociais e de governança. Conheça agora
O reconhecimento vem seguido de alguns critérios, como a garantia de que a empresa compra certificados de energia renovável (I-RECs) em quantidade suficiente para compensar o gasto energético de suas operações em todo o território nacional. Com a iniciativa, a empresa zerou 100% as emissões líquidas no escopo 2 — aquelas provenientes da aquisição de energia elétrica consumida. No caso da Minerva, a energia renovável adquirida vem de parques eólicos.
Para garantir a sustentabilidade, os certificados são chancelados pela REC Brazil, programa de certificação de energia renovável, que fica a cargo de garantir as boas práticas de desempenho, eficiência e atuação social também nas usinas eólicas que emitem os certificados.
"Esta é mais uma grande conquista, proveniente da agenda de ESG da companhia, que vem sendo intensificada ano após ano. O Selo de Energia Renovável visa fomentar o mercado nacional de energia gerada a partir de fontes renováveis, e contempla as empresas que têm se destacado com a promoção da sustentabilidade no abastecimento de energia", diz Taciano Custódio, diretor de sustentabilidade da Minerva Foods.
Compromissos sustentáveis
O reconhecimento relacionado às energias renováveis vem para reforçar o compromisso da empresa com a sustentabilidade, segundo a Minerva.
No início de 2021, a companhia foi reconhecida como a segunda entre as principais empresas do setor de proteína animal com o menor vínculo com desmatamento em um ranking global da ONG britânica Global Canopy, ficando atrás apenas da JBS. O ranking elencou 500 empresas de todo o mundo que apresentam os menores riscos de exposição a fornecedores de commodities com algum risco florestal. A empresa faz isso com a ajuda da tecnologia de georreferenciamento, que garante a rastreabilidade de fornecedores diretos.
No ano passado, a empresa excedeu os limites da Amazônia e levou o monitoramento ao Cerrado, bioma que sofre com índices alarmantes de desmatamento e que já perdeu 50% de sua área original. A preocupação com a preservação do Cerrado também é reflexo direto da pressão de investidores e multinacionais por cadeias de menor impacto e comprometimento ambiental. Hoje já são 15 milhões de hectares monitorados em todos os biomas brasileiros e no Paraguai.
A matriz energética mais limpa também deve ajudar a companhia a mitigar seus impactos climáticos e atingir a meta de reduzir, até 2030, 30% das emissões de gases causadores de efeito estufa dos escopos 1 e 2. Para os próximos anos, os investimentos dedicados a mitigar as emissões poluentes serão de 1,5 bilhão de reais.
Quer saber como as mudanças climáticas afetam o dia a dia dos negócios?Assine a EXAME.