ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Grupo Petrópolis e SoulCode Academy abrem vagas de capacitação para pessoas com deficiência

Programa de capacitação busca reduzir a lacuna de habilidades no mercado de trabalho para PCDs, com foco na área de vendas e logística

Dados recentes do IBGE apontam que 70% das pessoas com deficiência estão fora da força de trabalho (Klaus Vedfelt/Getty Images)

Dados recentes do IBGE apontam que 70% das pessoas com deficiência estão fora da força de trabalho (Klaus Vedfelt/Getty Images)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 6 de maio de 2025 às 11h50.

Última atualização em 6 de maio de 2025 às 13h29.

Em um movimento que busca ampliar a inclusão no mercado de trabalho, a cervejaria Grupo Petrópolis anunciou hoje a criação de um programa de formação voltado para pessoas com deficiência (PCD).

Em parceria com a SoulCode Academy, edtech dedicada à educação digital, a companhia desenvolveu uma trilha de Vendas e Logística de Alta Performance, que promete capacitar profissionais com foco em tecnologia e habilidades comerciais. O objetivo é facilitar a entrada desse grupo no meio corporativo, além de possibilitar a contratação pelo próprio Grupo Petrópolis.

Dados recentes do IBGE, que apontaram que 70% das pessoas com deficiência estão fora da força de trabalho, trazem à tona a necessidade de iniciativas como essa, que visam reduzir a desigualdade no mercado de trabalho.

O levantamento também revela que apenas 30% dessa população estava empregada em 2022, comparado a uma taxa de 66,4% entre a população sem deficiência. Esses números destacam a urgência de programas que promovam a qualificação e a inclusão de PCDs.

Contratação de pessoas com deficiência

Tadeu Tronco, gerente de marketing da marca TNT Energy, do Grupo Petrópolis, afirmou que a parceria com a SoulCode vai além da capacitação técnica. "O Grupo Petrópolis tem um compromisso de promover a diversidade e a inclusão. Buscamos sempre profissionais que tragam novas perspectivas ao negócio, enriquecendo nossas equipes com diferentes experiências", disse.

Este é o mais recente caso de colaboração entre o Grupo Petrópolis e a SoulCode Academy, que já trabalharan juntos na formação de milhares de profissionais em tecnologia ao longo dos últimos quatro anos.

No entanto, o foco deste programa será o desenvolvimento de competências que conectam a tecnologia com as áreas comerciais, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para PCDs em diversos setores.

Formação em vendas e logística

Com uma grade curricular que abrange desde o relacionamento com o cliente, passando pelo uso de CRM e análise de dados até a aplicação da inteligência artificial no mercado comercial, o curso será oferecido de forma online e ao vivo no período noturno, visando atender a um público mais amplo. O programa tem a intenção de tornar os participantes aptos a atuar em áreas comerciais, uma das mais dinâmicas do mercado.

Para Fabricio Cardoso, cofundador da SoulCode, a parceria com o Grupo Petrópolis é um passo importante para combater a falta de qualificação específica entre profissionais com deficiência. "Nosso objetivo é mudar o cenário da empregabilidade dessa população, oferecendo formação tecnológica que a prepare para as demandas do mercado atual", afirmou.

As inscrições para o curso vão até 23 de junho, e os interessados devem ser pessoas com deficiência, possuir ensino fundamental completo e residir no interior de São Paulo, preferencialmente nas proximidades de Boituva, onde o Grupo Petrópolis tem sua sede.

Acompanhe tudo sobre:DiversidadePessoas com deficiênciaMercado de trabalhoInclusão digital

Mais de ESG

Empresa gaúcha inicia projeto pioneiro de hidrogênio verde no Brasil

Projeto da USP leva saúde e pesquisas para comunidades na Ilha de Marajó

Seu setor está em risco? Site mostra impacto do clima na economia brasileira

Na corrida da IA, empresas aceleram para transformar Brasil em hub de data centers verdes