As empresas de destaque em redução de emissões; EXAME é quem mais informa
Estudo da Knewin mostra as 20 marcas que se destacam em notícias sobre mercado de carbono e iniciativas para minimizar emissões; EXAME está em 1º lugar entre as mídias que mais falam do assunto
Maria Clara Dias
Publicado em 15 de novembro de 2021 às 08h00.
Última atualização em 16 de novembro de 2021 às 14h34.
A busca pelas práticas ESG, sigla para environmental, social and governance (ou ambiental, social e governança, em tradução livre), tem se tornado cada vez maior, e a imprensa tem papel fundamental nisso. Além das empresas, agora cada vez mais engajadas em disseminar boas práticas da porta para dentro e exibir seus planos e conquistas socioambientais, a mídia tem contribuído para que a pauta se torne ainda mais comum.
Lucre com um mercado que movimenta US$ 31 trilhões. Saiba como
Nesse cenário, o vetor E do ESG (que corresponde às práticas ambientais) têm papel estratégico para essas conquistas, aproximando empresas do posicionamento desejado para investidores e também para consumidores preocupados com o impacto de seu consumo no meio ambiente.
Para entender como e com que frequência a mídia nacional publica informações sobre programas e ações ambientais corporativos, a empresa de monitoramento e análise de mídia espontânea Knewin, desenvolveu este estudo com um ranking das 20 marcas mais mencionadas na imprensa quando o assunto são as políticas ambientais, com destaque especial para a emissão de carbono e práticas para a redução dessas emissões.
Foram analisadas mais de 400 marcas, todas com menções frequentes em mais de 50 jornais e portais de notícia. Receberam destaque entre as 20 companhias, as empresas Vale, Ambipar e Volkswagen.
“O estudo mostra que aumentou consideravelmente a sensibilidade das empresas em relação ao tema”, diz Leonardo Rios, diretor comercial da Knewin. “As companhias entenderam que se trata de um tópico diretamente relacionado com a reputação das suas marcas e da sua percepção externa”.
Para a realização da análise das marcas, foram selecionadas as citadas em grandes veículos, de setembro a novembro de 2021. Foram mapeadas 547 matérias sobre projetos de empresas para a redução nas emissões de carbono, em 53 diferentes veículos impressos e digitais.
EXAME é a mídia que mais fala do assunto
De todos os veículos que mais publicaram matérias sobre redução nas emissões de carbono, a EXAME ocupa o primeiro lugar, com 12,2% de participação no ranking. Anteriormente, a EXAME também se consolidou como a principal fonte de informações e notícias sobre ESG no Brasil, segundo a Bites, e também foi a mídia de destaque quando o assunto é conteúdo de impacto sobre diversidade, em outra pesquisa da Knewin.
No ranking da Knewin também aparecem os portais Forbes e Valor Econômico.
"Finalmente, vemos também que ESG não é uma tendência passageira. É uma diretriz que veio para ficar. Um indicativo disso é a própria cobertura maciça da imprensa sobre o assunto. Esta é uma forma de incentivar as empresas a buscarem práticas mais adequadas de sustentabilidade, social e de governança", diz Rios.