Doritos Rainbow faz abaixo-assinado por documentos inclusivos para trans

A marca Doritos Rainbow e a Associação Nacional de Travestis e Transexuais se unem para que não seja necessária a inclusão do nome de registro, mas sim o nome social, na nova carteira nacional de identidade; campanha também aborda visibilidade positiva
Doritos faz campanha para inclusão de pessoas trans (Doritos Rainbow/Divulgação)
Doritos faz campanha para inclusão de pessoas trans (Doritos Rainbow/Divulgação)
M
Marina FilippePublicado em 12/07/2022 às 07:00.

Nos últimos anos, as pessoas trans conquistaram alguns direitos como o uso do nome social, o reconhecimento da identidade de gênero, a possibilidade de retificação de nome no registro civil, e retirada da transexualidade da lista de transtornos mentais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas, ao mesmo tempo, com a aprovação da criação da nova carteira nacional de identidade retrocessos podem acontecer. Pois, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. Segundo a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), a mudança é excludente para travestis e demais pessoas trans, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.

Com o objetivo de dar visibilidade às situações cotidianas que as travestis e pessoas trans enfrentam na busca pelo reconhecimento de sua identidade e promover ações pela mudança de comportamento em direção a uma sociedade inclusiva, Doritos Rainbow, marca de snacks da fabricante de alimentos PepsiCo, se une à ANTRA por meio de um abaixo-assinado convidando todas as pessoas a assinarem por um RG mais inclusivo e que garanta mais segurança à pessoas trans, a fim de apoiar a Ação Popular no 1008800-39.2022.4.01.3500, criada pela ANTRA, que questiona as mudanças do Novo RG instituído pelo Decreto 10.977/2022.

Nas redes sociais, a marca conta com um time de representantes para o movimento #RespeitaMinhaIdentidade como: @bixarte, @boombeat, @isisbroken, @transtornadaisy, @jonasmariaa, @raquelvvirginia, @leocastilho, @siamese.lg, @cattylares_ e @ transboylife_ que, por meio de suas vivências, convocam seguidores a participarem da causa e do abaixo-assinado. Para se juntar ao movimento, é necessário acessar o site e concluir a assinatura.

“Chamar este time de embaixadores a fazer parte das ações de Doritos Rainbow é fundamental para uma criação a partir da realidade da comunidade e a nossa aposta para trazer ainda mais força para alcançarmos nosso objetivo: fazer com que, nós, como sociedade, possamos nos mobilizar deixando um legado e promovendo maior inclusão para a comunidade.”, reforça Cecília Dias, VP de Marketing da PepsiCo.

Ações para LGBTI+

Doritos Rainbow inaugura uma parceria de conteúdo com o podcast Pod Pah, por meio de três episódios com as artistas Linn da Quebrada, Liniker e Urias. Além de dar visibilidade e voz às artistas, a marca busca ampliar a discussão sobre a importância do respeito à identidade de cada pessoa, assim como conquistar mais aliados para a causa.

Ainda ao longo do mês de junho, Doritos Rainbow entrou como empresa filiada à Diversity BBOX com a participação na Feira e Marcha Trans, realizada de 12 a 17.06, o apoio de mais uma edição da Parada do Orgulho LGBT+ em São Paulo, em 19.06, e o patrocínio de mais uma edição do Prêmio Biscoito, em 26.06, primeira premiação no Brasil voltada a artistas e personalidades da comunidade.

As iniciativas fazem parte do posicionamento global da marca “For the Bold”, que traduz o conceito de que não há nada mais bold do que ser você, reforçando o respeito e o apoio à diversidade em edição especial do produto, da embalagem à tortilla.

Em 2017, Doritos abraçou a diversidade e lançou no Brasil, o snack Doritos Rainbow. Desde então, a marca assistiu, direta e indiretamente, cerca de 111 mil pessoas por meio de suas doações que somam mais de R$2,8 milhões para instituições com projetos sociais voltados ao público LGBTI+, bem como a capacitação por meio de cursos online 100% gratuitos. Em 2022, Doritos realizará um aporte de R$ 1 milhão para iniciativas da campanha pela comunidade trans.

Campanha

Com Lina Pereira, mais conhecida como Linn da Quebrada, a marca de snacks Doritos Rainbow, da PepsiCo, lança o movimento #RespeitaMinhaIdentidade, que tem como objetivo dar protagonismo às pessoas trans -- um dos grupos mais marginalizados atualmente na sociedade -- e provocar uma reflexão e conscientização sobre a liberdade e respeito à identidade de gênero, além do pertencimento do grupo dentro da sociedade.

Assim, Doritos Rainbow faz uma campanha-manifesto, em uma co-criação com a AlmapBBDO e Raquel Virgínia, fundadora da startup Nhaí, com foco em diversidade, que prestou consultoria e curadoria ao projeto. O filme foi criado com pessoas trans, do roteiro até a finalização do vídeo, para garantir que toda a narrativa seja conduzida sob a perspectiva de quem vivencia essa realidade.

"Participar de mais uma campanha de Doritos Rainbow mostra como a marca entende que diversidade precisa ser construída também dentro de uma narrativa contínua, com projetos que visem mudanças de médio a longo prazo", destaca Raquel Virgínia, fundadora e CEO da Nhaí!