ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Conexão Pelo Clima: evento debate o elo entre meio ambiente e economia

Encontro de negócios pelo clima terá como tema central a retomada verdade, que pode adicionar R$ 2,8 trilhões ao PIB do Brasil, em 10 anos

Estudo do WRI mostra que retomada verde pode gerar um acréscimo de 15% no PIB, na próxima década, o que significa um ganho extra de 2,8 trilhões de reais (Adam Gault/Getty Images)

Estudo do WRI mostra que retomada verde pode gerar um acréscimo de 15% no PIB, na próxima década, o que significa um ganho extra de 2,8 trilhões de reais (Adam Gault/Getty Images)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 21 de setembro de 2020 às 08h07.

Começa hoje, às 10h, o Conexão Pelo Clima, evento que tem como objetivo debater a relação entre meio ambiente e economia. Este ano, o tema central será a recuperação econômica no pós-pandemia, com foco na chamada retomada verde, que é a ideia de incluir a transição para uma economia de baixo carbono nos planos de recuperação econômica. 

Segundo um estudo realizado pelo World Resources Institute (WRI), entidade conservacionista americana, em parceria com outras seis instituições, o Brasil, com suas dificuldades históricas, tem uma chance única de dar um salto de desenvolvimento caso priorize os setores e as tecnologias de baixo carbono. A retomada verde pode gerar um acréscimo de 15% no PIB, na próxima década, o que significa um ganho extra de 2,8 trilhões de reais e um aumento líquido superior a 2 milhões de empregos na economia.

Os pesquisadores mapearam um total de 10 mil tecnologias relacionadas à economia de baixo carbono e analisaram as políticas econômicas, industriais e agrárias em curso ou a serem implementadas pelo governo. A partir de modelagens econômicas, traçaram dois cenários com níveis crescentes de intensificação das medidas de transição e os compararam com o business as usual, ou seja, uma retomada pós-pandemia puxada por tecnologias antigas, como o petróleo.

Por causa da pandemia, o evento será realizado no formato online pela primeira vez. Estão confirmadas as participações de Rubens Ricupero, ex-ministro da Fazenda; Sergio Humberto Graf Montero, secretário do Meio Ambiente de Jalisco, no México; e Christiana Figueres, ex-secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). 

O evento terá a duração de dois dias. No primeiro, o foco será o agronegócio, com debates sobre os desafios relacionados à produção de alimentos, ao uso sustentável da terra e à valorização das florestas. O segundo dia será dedicado às cidades, abordando temas como energia, indústria e planejamento urbano sustentável. 

A Feira Conexão Carbono Zero, realizada junto ao evento e que reúne negócios ligados à economia de baixo carbono, foi adiada para 2021, também em virtude da pandemia. A organização do evento e da feira é feita em parceria entre o Instituto O Mundo Que Queremos, a Carbon Disclosure Project (CDP) da América Latina e a Climate Ventures.

O Conexão Pelo Clima será transmitido no YouTube.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteClimaAgronegócioMudanças climáticas

Mais de ESG

Mercado de energia solar no Brasil encolhe 29% em 2025, aponta Absolar

NASA planeja instalar usina nuclear na Lua até 2030

Tratado Global dos Oceanos entra em vigor neste sábado após 20 anos de impasse

Microsoft compra 2,85 milhões de créditos de carbono de solo