CCR investe em energia eólica e abastece 60% do seu consumo, incluindo linhas de metrô e trem em SP
Grupo dono da ViaMobilidade e ViaQuatro fechou parceria com a Neonergia para participação em parque eólico no Piauí


Repórter Bússola
Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 10h31.
Última atualização em 29 de janeiro de 2025 às 12h16.
O Grupo CCR, dono da ViaMobilidade e ViaQuatro, fechou acordo com a distribuidora de energia elétrica Neoenergia para se tornar sócio de três parques eólicos. A energia produzida vai atender 60% da demanda total das operações – incluindo linhas de metrô e de trem do sistema metroferroviário de São Paulo.
Com a conclusão das negociações, iniciadas em novembro de 2024, o Grupo CCR começa seu primeiro projeto de autoprodução, integrando o abastecimento do complexo Neoenergia Oitis, localizado no Piauí.
O acordo também prevê a cessão de certificados internacionais de energia renovável (I-RECs), para garantir rastreabilidade e a comprovação da origem limpa da oferta de eletricidade. A negociação contou com a consultoria da Volt Roboticsno suporte técnico e regulatório.
“Vemos os investimentos em fontes renováveis como um pilar fundamental em nossa estratégia de redução da pegada de carbono. Ter um parceiro com a solidez da Neoenergia ajuda a trazer confiabilidade e credibilidade para a nossa jornada de descarbonização e sustentabilidade”, afirma Pedro Sutter, vice-presidente de Sustentabilidade, Risco e Compliance do Grupo CCR.
A parceria é parte das movimentações do Grupo CCR na direção da neutralidade de carbono dos escopos 1 e 2, meta planejada para alcance até 2035.