ESG

Oferecimento:

LOGOS_Lojas-Renner
Sem nome (500 x 300 px)
randoncorp
CBA_1c0d9a
HYDRO
GOV PARÁ
ALLOS
LOGO SITE AGROPALMA PRETO
epson

Belém inaugura ponte que ligará Porto de Outeiro à COP30

Estrutura reduz tempo de viagem entre o porto e a área central de Belém e será usada para o deslocamento de participantes e delegações

Ponte Pastor Firmino Gouveia: nova ligação entre Outeiro e o Parque da Cidade promete agilizar acesso à COP30. (Divulgação/Agência Pará)

Ponte Pastor Firmino Gouveia: nova ligação entre Outeiro e o Parque da Cidade promete agilizar acesso à COP30. (Divulgação/Agência Pará)

Publicado em 19 de outubro de 2025 às 11h49.

Última atualização em 19 de outubro de 2025 às 15h04.

A menos de um mês da COP30, Belém inaugurou neste sábado, 18, a ponte Pastor Firmino Gouveia, que conecta o Porto de Outeiro ao Parque da Cidade — local que vai receber as principais atividades da conferência da ONU sobre o clima em novembro.

A nova ponte será usada para o deslocamento de participantes e delegações que ficarão hospedados em dois navios de cruzeiro atracados no Porto de Outeiro.

De acordo com Olmo Xavier, diretor de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP), a estrutura reduz significativamente o tempo de trajeto.

“A ilha de Outeiro só tinha uma ligação com o continente, mas a ponte era distante do porto e isso acrescentaria cerca de 40 minutos à viagem. Agora, o translado entre o navio e a Zona Azul, onde ocorrerão as negociações, poderá ser feito em apenas 30 minutos”, afirmou.

Estrutura e impacto do projeto

Com 507 metros de extensão e 10,5 metros de largura, a ponte estaiada é sustentada por cabos de aço conectados a um mastro central.

O governo estadual destacou que, além da função prática, o projeto pode se tornar um novo cartão-postal da capital paraense.

O trajeto entre o porto e a Zona Azul, com menos de 20 km, será feito em ônibus oficiais da conferência, que circularão em faixas exclusivas do BRT.

O serviço será gratuito e contínuo durante o evento.

Além da COP30

Durante a inauguração, o governador Helder Barbalho disse que o investimento não se limita à COP30.

“Após mais de 40 anos, a ilha de Outeiro e o distrito de Icoaraci ganham um novo meio de interligação, com uma obra que garante melhor mobilidade, acessibilidade e segurança. Essa ponte estrutura o amanhã e beneficia cerca de 400 mil pessoas”, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:COP30ESGBelémPará

Mais de ESG

Empresa gaúcha inicia projeto pioneiro de hidrogênio verde no Brasil

Projeto da USP leva saúde e pesquisas para comunidades na Ilha de Marajó

Seu setor está em risco? Site mostra impacto do clima na economia brasileira

Na corrida da IA, empresas aceleram para transformar Brasil em hub de data centers verdes