ESG

Apoio:

Logo TIM__313x500
logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
ONU_500X313 CBA
ONU_500X313 Afya
ONU_500X313 Pepsico
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

ArcelorMittal lança programa para certificados de ‘aço verde’

A ArcelorMittal agora oferece certificados que permitem aos clientes reduzirem sua pegada de carbono por meio dos próprios projetos de corte de emissões da gigante de aço

A ArcelorMittal agora oferece certificados que permitem aos clientes reduzirem sua pegada de carbono por meio dos próprios projetos de corte de emissões da gigante de aço (Mark Renders/Getty Images)

A ArcelorMittal agora oferece certificados que permitem aos clientes reduzirem sua pegada de carbono por meio dos próprios projetos de corte de emissões da gigante de aço (Mark Renders/Getty Images)

LB

Leo Branco

Publicado em 17 de março de 2021 às 15h43.

Última atualização em 17 de março de 2021 às 15h43.

A ArcelorMittal agora oferece certificados que permitem aos clientes reduzirem sua pegada de carbono por meio dos próprios projetos de corte de emissões da gigante de aço.

O programa “Certificados de Aço Verde XCarb” permite a compra dos vouchers juntamente com pedidos físicos de aço que podem ajudar a compensar as emissões de Escopo 3, ou a poluição criada quando os clientes processam matérias-primas.

“Pela primeira vez, estamos trazendo ao mercado, com nossa marca, aço descarbonizado”, disse Geert Van Poelvoorde, CEO da ArcelorMittal Europe. “É um momento mágico para nós.”

A descarbonização do aço representa uma tarefa gigantesca para a indústria, que nos últimos anos tem sentido o impacto dos preços baixos devido ao excesso de capacidade. No ano passado, a ArcelorMittal disse que planeja zerar as emissões líquidas até 2050, embora tenha insistido que os governos devem fornecer apoio político para tornar isso possível.

As reduções serão agregadas a partir dos projetos de aço verde existentes da ArcelorMittal, que incluem a produção de carvão metalúrgico por meio de biomassa e a captura de emissões para uso na produção de químicos. A empresa espera ter 600 mil toneladas de aço verde disponíveis para compra até o final de 2022.

De acordo com o programa, as economias de carbono da ArcelorMittal são agregadas, verificadas e convertidas em certificados usando um fator de conversão que representa a intensidade média de carbono da siderurgia integrada na Europa.

A empresa também anunciou uma oferta de aço reciclado produzido com energia renovável por meio da rota de forno elétrico a arco, bem como um novo fundo para investir US$ 100 milhões por ano em empresas que desenvolvem tecnologia de aço verde.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Acompanhe tudo sobre:acoArcelorMittalBloombergEdifícios verdesPegada de carbono

Mais de ESG

Energia brasileira deve receber R$ 3,2 trilhões em investimentos até 2034, diz estudo

Chefe da COP29 é filmado em negociação irregular a três dias da conferência

Com foco na COP30, Cielo abre 3 mil vagas para curso de inglês gratuito

Toxina e 'maré vermelha': por que mais de 70 baleias morreram na Argentina?