Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Presidente do Conselho da Esfera defende PEC da Transição por 4 anos

João Camargo discursou no Fórum Esfera Brasil, evento que reuniu representantes dos Três Poderes e do setor privado para debater soluções para o Brasil

O empresário João Camargo no Fórum Esfera Brasil, no Guarujá (SP) (Iara Morselli//Divulgação)

O empresário João Camargo no Fórum Esfera Brasil, no Guarujá (SP) (Iara Morselli//Divulgação)

Durante o Fórum Esfera Brasil, realizado no Guarujá (SP), o presidente do Conselho da Esfera, João Camargo, discursou no evento, pedindo para os empresários defenderem a aprovação da PEC da Transição por quatro anos. “A função do empresário é ajudar que o Congresso Nacional aprove essa PEC da Transição. E a PEC não adianta dar almoço e não dar o jantar. A PEC tem que fazer o cálculo exato de alguns programas essenciais, porque acho que todos nós empresários somos a favor de ajudar os mais necessitados; e ela deveria ser aprovada pelos próximos quatro anos.”

O empresário também afirmou que a responsabilidade do Congresso é enorme nesse caso, porque senão o tema volta a cair nas mãos do Judiciário ou do TCU. “Essa PEC é imprescindível para que o novo governo comece com a ajuda social e todos nós devemos dar uma ajuda a isso.” 

A declaração de Camargo ocorre no momento em que o governo eleito negocia com o Congresso o valor a ser incluído na PEC que pretende criar condições orçamentárias para o pagamento do Bolsa Família de R$ 600 para os beneficiários e ampliação do benefício em R$ 150 para as famílias com filhos de até seis anos. A futura gestão tem enfrentado resistências dos parlamentares e críticas de agentes do mercado por não apontar uma nova âncora fiscal e nomes da equipe econômica.

Camargo, que também é presidente do conselho executivo da CNN Brasil, disse que nas duas primeiras gestões de Lula, entre 2002 e 2010, o “Brasil cresceu muito e o mercado ganhou muito dinheiro”, apostando que pela experiência adquirida o petista fará um bom governo. “O que o mercado está cobrando é mais uma tranquilidade e essa tranquilidade nós, os empresários, queremos dar ao futuro governo”, afirmou.

O Fórum contou com a participação do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), dos governadores eleitos Fátima Bezerra (PT), Helder Barbalho (MDB), Renato Casagrande (PSB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), do governador Paulo Câmara (PSB), dos ministros do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski, de ministros do STJ e do TCU, dos presidentes do Banco Central e do Cade, Roberto Campos Neto e Alexandre Cordeiro, e dos empresários Abílio Diniz e André Esteves, entre outros.

A íntegra de todos os painéis está disponível no canal da Esfera Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/esferabrasil.

Acompanhe tudo sobre:Bolsa famíliaCongresso

Mais de Esfera Brasil

Como reuniões do Copom e Fed devem influenciar trajetória de juros no Brasil e nos EUA

Como ficaria o desenho da Câmara dos Deputados com mudança na distribuição de assentos por estados

Criação de Autoridade Climática segue dividindo pontos de vista no governo

Imposto seletivo deve ser calibrado para conter consumo de álcool e tabaco, diz Banco Mundial