Estudo mostra que SP tem um terço das melhores cidades do País para empreender
Capital paulista lidera o ranking que traz também outros 11 municípios do estado entre os 15 com melhor infraestrutura no Brasil
Modo escuro
A capital paulista aparece em primeiro lugar no levantamento da Enap, com nota 8,67, entre 101 cidades (Getty Images/Getty Images)

Publicado em 10 de abril de 2023 às, 13h36.
Das 101 melhores cidades para empreender no Brasil, 28 ficam no estado de São Paulo, de acordo com a última edição do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a Endeavor. O número representa quase um terço dos municípios analisados no País.
O estudo sobre o ambiente de negócios leva em conta as cidades mais populosas. Foram pesquisados sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
A capital paulista lidera o ranking geral com nota 8,67, seguida por Florianópolis (8,41) e Joinville (7,99), ambas em Santa Catarina. O segundo melhor município paulista é Osasco, que ocupa o 11º lugar, seguido por Jundiaí (12º), São Bernardo do Campo (16º) e São José dos Campos (17º). As cidades estão à frente de capitais como Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.
Veja também: Startup brasileira é uma das 100 melhores na Copa do Mundo de Empreendedorismo
Novo arcabouço fiscal: um bom começo, mas repleto de desafios
Segundo a Enap, o ICE pretende “aprimorar o debate sobre o fomento ao empreendedorismo no Brasil, a partir de indicadores e boas práticas que podem ser utilizados pelas cidades brasileiras e por formuladores de políticas públicas em nível federal, estadual e municipal”.
Infraestrutura
O estado de São Paulo se destacou no levantamento principalmente no quesito infraestrutura, que avalia conectividade, via rodovias, número de decolagens por ano, distância ao porto mais próximo, acesso à internet rápida, preço médio do m² e custo da energia elétrica.
Dos quinze melhores municípios do País em infraestrutura, doze são paulistas: São Paulo, Limeira, Santos, Guarujá, Guarulhos, Piracicaba, Campinas, São Bernardo do Campo, Itaquaquecetuba, Sorocaba, Suzano e Mogi das Cruzes.
De acordo com o relatório da Enap, São Paulo é protagonista em infraestrutura devido à presença dos aeroportos de Cumbica, em Guarulhos, e Congonhas, bem como por contar com uma malha rodoviária que “influencia desde o escoamento da produção e o acesso a insumos até a alocação de recursos humanos, afetando o custo de produção e o preço final dos produtos e serviços, além da qualidade de vida de empreendedores, funcionários e clientes”.
Para Rui Gomes Junior, presidente da InvestSP, agência de promoção de investimentos do estado, “as cidades paulistas são destaque em praticamente todas as áreas analisadas. Dessa forma, o estado oferece o melhor ambiente de negócios do País”.
Veja o ranking das melhores cidades de São Paulo para empreender:
1º - São Paulo
11º - Osasco
12º - Jundiaí
16º - São Bernardo do Campo
17º - São José dos Campos
19º - Santo André
25º - Piracicaba
28º - Campinas
33º - Ribeirão Preto
37º - Mogi das Cruzes
38º - Diadema
39º - Sorocaba
42º - Limeira
48º - Bauru
52º - Santos
54º - Praia Grande
56º - Franca
59º - Suzano
70º - Taubaté
77º - Guarujá
83º - Mauá
87º - São José do Rio Preto
92º - Taboão da Serra
93º - Sumaré
97º - Itaquaquecetuba
99º - Guarulhos
100º - São Vicente
101º - Carapicuíba
Créditos

Esfera Brasil
Plataforma de conteúdoOrganização criada para fomentar o pensamento e o diálogo sobre o Brasil e um think tank que reúne empresários, empreendedores e a classe produtivaMais lidas em Esfera Brasil
Últimas Notícias
Em Nova York, Lula aposta em reuniões bilaterais para viabilizar acordos comerciais
Há 7 horas‘Favela não é só ambiente de carência, é um lugar também de potência’, diz Preto Zezé
Há 3 diasBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais