Economia

Yellen diz que pacote contra Covid-19 vai fomentar recuperação "muito forte" nos EUA

A secretária do Tesouro dos EUA afirmou que o pacote de 1,9 trilhão de dólares vai fazer com que o país retome os níveis pré-pandemia de "pleno emprego" em 2022

Janet Yellen, secretária do Tesouro americano. (Christopher Aluka Berry/Reuters)

Janet Yellen, secretária do Tesouro americano. (Christopher Aluka Berry/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 8 de março de 2021 às 12h42.

Última atualização em 8 de março de 2021 às 12h42.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta segunda-feira que o pacote de ajuda em resposta ao coronavírus — de 1,9 trilhão de dólares e proposto pelo presidente Joe Biden — fornecerá recursos suficientes para alimentar uma recuperação econômica "muito forte" no país, embora não resolva os problemas de desigualdade de longa data.

"Esse é um projeto de lei que realmente proporcionará aos norte-americanos o alívio de que precisam para atravessar a pandemia, e esperamos que os recursos realmente alimentem uma recuperação econômica muito forte", disse Yellen em entrevista à MSNBC.

Ela repetiu suas expectativas de que o pacote permitirá ao país retornar aos níveis pré-pandemia de "pleno emprego" no próximo ano.

Yellen disse que ainda haverá problemas de desigualdade de longa data na economia e que precisam ser resolvidos por mais legislação. A administração Biden concordou em abandonar o aumento do salário mínimo para 15 dólares como parte do pacote da Covid-19. O governo planeja fazer isso separadamente e propôs trilhões de dólares em investimentos em infraestrutura, educação e pesquisa.

Questionada sobre a inflação, se o aumento dos gastos fará com que a economia aqueça demais, Yellen disse não esperar que isso aconteça, mas afirmou que "há muitos riscos enfrentados por esta economia" e que o pacote aborda os maiores, que podem deixar cicatrizes permanentes na vida das pessoas.

"Se (o pacote) acabar sendo inflacionário, existem ferramentas para lidar com isso e vamos monitorar isso de perto", disse Yellen sobre as medidas do projeto de lei.

Yellen disse na sexta-feira que não via a alta nos rendimentos de longo prazo dos Treasuries como sinal de preocupação dos mercados financeiros com inflação, mas como expectativa de recuperação dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoEstados Unidos (EUA)Pandemia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor