Economia

Volume de cheques devolvidos recua em novembro

A proporção de cheques sem fundos caiu de 1,97% para 1,93% na passagem de outubro para novembro


	Cheque sem fundo: o pagamento da primeira parcela do 13º salário é apontado pelos economistas da Serasa como fator que contribuiu para a diminuição
 (ARQUIVO)

Cheque sem fundo: o pagamento da primeira parcela do 13º salário é apontado pelos economistas da Serasa como fator que contribuiu para a diminuição (ARQUIVO)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 09h45.

São Paulo - O porcentual de cheques devolvidos sobre o total em circulação caiu em novembro segundo duas empresas que fazem esse tipo de levantamento mensalmente.

De acordo com a Serasa Experian, a proporção de cheques sem fundos caiu de 1,97% para 1,93% na passagem de outubro para novembro, enquanto para a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o porcentual variou de 1,93% para 1,90% no mesmo período.

O pagamento da primeira parcela do 13º salário é apontado pelos economistas da Serasa como fator que contribuiu para a diminuição da proporção de cheques sem fundos no mês passado.

Eles também destacam que, apesar do recuo pontual, o cenário macroeconômico com juros elevados, atividade estagnada e desaquecimento do mercado de trabalho, contribui para manter a inadimplência com cheques maior em 2014 do que em 2013.

No acumulado dos onze primeiros meses deste ano, a taxa está em 2,05%. No mesmo período de 2013, o porcentual de cheques devolvidos foi de 2,01%.

Na abertura do indicador por regiões, a Norte registrou a maior inadimplência, com 4,55% de cheques devolvidos, ao passo que a região Sudeste foi a que apresentou menor taxa, de 1,48%.

Entre os Estados, Roraima lidera mais uma vez o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros onze meses de 2014, com 11,21% de devoluções. Por outro lado, São Paulo foi o Estado com o menor porcentual, de 1,26%.

Boa Vista SCPC

Já segundo a Boa Vista SCPC, o porcentual de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundos atingiu 1,90% do total movimentado em novembro, recuando ante o porcentual de 1,93% verificado em outubro e de 1,97% em novembro do ano passado.

No acumulado do ano, esse porcentual está em 2,00%, de 1,98% no mesmo intervalo de 2013. De janeiro a novembro, o total de cheques movimentados (689,177 milhões) caiu 10,0%, enquanto o número absoluto de cheques devolvidos (14,059 milhões) recuou 9,0%.

Na divisão por tipo de emissor, a devolução foi 11,3% menor para as pessoas físicas e 2,8% inferior para as pessoas jurídicas, entre janeiro e novembro de 2014 ante igual período de 2013.

Metodologias

O Indicador Serasa Experian consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação ao total de cheques compensados. Somente é considerada a segunda devolução.

Os dados da Boa Vista consideram a proporção de cheques devolvidos (segunda devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaExperianInadimplênciaSerasa Experian

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 3,1 bilhões em novembro

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025