Economia

Vendas reais sobem 3,3% em fevereiro

São Paulo - Os indicadores industriais de fevereiro divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram a continuidade do processo de recuperação do setor. As vendas reais (descontada a inflação), que medem o faturamento das empresas, cresceram 3 3% em fevereiro ante janeiro, de acordo com os dados dessazonalizados. Na comparação com fevereiro de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

São Paulo - Os indicadores industriais de fevereiro divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram a continuidade do processo de recuperação do setor. As vendas reais (descontada a inflação), que medem o faturamento das empresas, cresceram 3 3% em fevereiro ante janeiro, de acordo com os dados dessazonalizados. Na comparação com fevereiro de 2009, a alta foi de 11,3%. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas reais subiram 10,1% em relação ao mesmo período de 2009.

As horas trabalhadas tiveram alta pelo sexto mês consecutivo, registrando expansão de 1% em relação a janeiro e de 5,3% ante fevereiro de 2009. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o crescimento foi de 4,4% em relação ao primeiro bimestre de 2009. O emprego na indústria de transformação registrou alta de 0,9% em fevereiro ante janeiro e de 2,8% em comparação a fevereiro do ano passado. Segundo a CNI, o emprego cresce há sete meses seguidos. No primeiro bimestre de 2010, a expansão foi de 1,8% em relação ao mesmo período de 2009.

A massa salarial real registrou um aumento de 2,9% em fevereiro ante fevereiro de 2009 e de 2,4% no acumulado dos dois primeiros meses do ano. A CNI não divulga indicador de massa salarial em relação ao mês anterior ou os ajustes sazonais. Sem a dessazonalização, a massa salarial em fevereiro caiu 1,8% em relação a janeiro.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) na indústria permaneceu estável, mesmo com o processo de recuperação da atividade industrial. Em fevereiro, o indicador dessazonalizado ficou em 80,4%, a mesma taxa de janeiro de 2010. Em fevereiro de 2009, o Nuci na indústria era de 78,2%, também pelo dado dessazonalizado.
 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoIndústriaIndústrias em geralVendas

Mais de Economia

Mundo está mais instável e empresas têm que monitorar risco geopolítico, diz especialista

Exclusivo: governo debate tributar importado “poluente” e coalizão de países para mercado de carbono

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix