Economia

Vendas do comércio crescem 3,3% no primeiro trimestre

Alta foi registrada apesar do recuo no mês de março, ante fevereiro, de acordo com levantamento divulgado hoje (4) pela empresa de consultoria Serasa Experian


	Comércio: segundo os economistas da Serasa, o feriado do Carnaval reduziu o fluxo de consumidores às lojas no mês de março, o que afetou fortemente a atividade
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Comércio: segundo os economistas da Serasa, o feriado do Carnaval reduziu o fluxo de consumidores às lojas no mês de março, o que afetou fortemente a atividade (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2014 às 13h42.

São Paulo - A atividade do comércio recuou 3,3% em todo o país, no mês de março ante fevereiro, de acordo com levantamento divulgado hoje (4) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com março do ano passado, houve queda de 1,6%. O desempenho de março deste ano, entretanto, foi afetado pelos dias de carnaval. Quando se compara o primeiro trimestre de 2014 com o mesmo período do ano passado, houve alta de 3,3%.

Segundo os economistas da Serasa, o feriado do Carnaval reduziu o fluxo de consumidores às lojas no mês de março, o que afetou fortemente a atividade. Com relação ao resultado do primeiro trimestre (alta de 3,3%), os analistas ponderam que o resultado foi muito inferior ao registrado no primeiro trimestre do ano passado, quando houve expansão de 12,9%. O aumento do crédito, a alta da inflação e a baixa disposição dos consumidores em ampliar seus níveis de endividamento explicam, segundo os economistas, o enfraquecimento do varejo.

A maior queda observada em março, entre os segmentos varejistas, ocorreu com as lojas de material de construção (queda de 11% ante fevereiro), seguido pelos ramos de veículos, motos e peças (-5,7%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (-5,0%). Também tiveram retração em março os segmentos de combustíveis e lubrificantes (-3,5%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,7%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%).

No acumulado do primeiro trimestre de 2014, a atividade varejista cresceu 3,3%, liderada pelo setor de combustíveis e lubrificantes (alta de 4%), supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (expansão de 3,3%) e material de construção (crescimento de 2,8%). Por outro lado, houve retração no primeiro trimestre, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos e informática (-0,3%), veículos, motos e peças (-1,2%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,3%).

Acompanhe tudo sobre:ComércioEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianSerasa ExperianVendas

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame