Economia

Vendas de materiais de construção sobem, mas Abramat reduz meta

No acumulado dos 11 meses até novembro o setor registra aumento de 2,5 por cento

No início de novembro, a Abramat previa aumento de 4 por cento ante 2010 (Omar Paixão/EXAME.com)

No início de novembro, a Abramat previa aumento de 4 por cento ante 2010 (Omar Paixão/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 15h11.

São Paulo - As vendas internas de materiais de construção cresceram 3,9 por cento em novembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta quinta-feira a associação que representa o setor no país, Abramat, que reduziu pela quarta vez este ano a previsão de faturamento para 2011.

Em relação a outubro houve queda de 1,7 por cento, enquanto no acumulado dos 11 meses até novembro o setor registra aumento de 2,5 por cento, o que levou a entidade a revisar para 3 por cento a estimativa de crescimento das vendas do setor este ano.

No início de novembro, a Abramat previa aumento de 4 por cento ante 2010. A previsão no início do ano, no entanto, era de alta de 9 por cento para o faturamento do setor, diminuindo para 7 por cento e, depois, para 5 por cento.

Segundo o presidente da Abramat, Walter Cover, o fraco desempenho do setor em 2011 está relacionado à desaceleração das obras dos programas do governo, principalmente da segunda fase do "Minha Casa, Minha Vida", que demorou para entrar efetivamente em operação.

"Nossa preocupação agora é com o próximo ano. Por isso estamos pleiteando uma maior desoneração fiscal, a execução mais intensa das obras dos programas de governo e ações de defesa comercial", disse ele em nota, citando ainda a restrição do crédito e o aumento das importações.


Cover se reúne nesta quinta-feira com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em São Paulo, para pleitear ações que favoreçam a produção e as vendas de materiais em 2012.

Em novembro, o número de empregos na indústria de materiais aumentou 5,1 por cento ante o mesmo período em 2010. Já na comparação com o mês anterior houve leve queda de 0,6 por cento.

Acompanhe tudo sobre:Construção civilFaturamentoIndústriaIndústrias em geralVendas

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito