Economia

Venda do comércio varejista cresce 1% em outubro

Volume de vendas cresceu 1,8% na comparação com outubro do ano passado, 2,5% no acumulado do ano e 3,1% no período de 12 meses

Comércio varejista: volume de vendas cresceu 1,8% na comparação com outubro do ano passado, 2,5% no acumulado do ano e 3,1% no período de 12 meses (Tânia Rego/Agência Brasil)

Comércio varejista: volume de vendas cresceu 1,8% na comparação com outubro do ano passado, 2,5% no acumulado do ano e 3,1% no período de 12 meses (Tânia Rego/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2014 às 10h12.

Rio de Janeiro - O comércio varejista teve um crescimento de 1% no volume de vendas na passagem de setembro para outubro deste ano. A taxa é superior à observada em setembro do ano passado (0,4%).

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um crescimento de 1,3% na receita nominal.

O volume de vendas cresceu 1,8% na comparação com outubro do ano passado, 2,5% no acumulado do ano e 3,1% no período de 12 meses. Já a receita nominal teve altas de 7,9% na comparação de outubro deste ano com o mesmo período do ano passado, 8,9% no acumulado do ano e 9,4% no período de 12 meses.

Na passagem de setembro para outubro, sete dos oito segmentos do comércio varejista tiveram alta no volume de vendas. Apenas o setor de livros, jornais, revistas e papelaria teve uma queda, de 0,9%.

Entre os sete setores com alta, o principal desempenho foi observado no de equipamentos e materiais de escritório, informática e comunicação (3,5%).

Os demais setores tiveram as seguintes taxas de crescimento: tecidos, vestuário e calçados (2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%); supermercados, produtos alimentícios e bebidas (1,3%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,8%); combustíveis e lubrificantes (0,5%) e móveis e eletrodomésticos (0,3%).

O comércio varejista ampliado – que inclui o varejo, os materiais de construção e os veículos e peças – teve crescimento no volume de vendas de 1,7%, em outubro, na comparação com setembro, devido às altas de 4,3% nos veículos e peças e de 1,4% no material de construção.

Acompanhe tudo sobre:ComércioVarejoVendasIBGEEstatísticas

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro