Economia

Tesouro francês exige US$ 252 milhões da Amazon

O valor é soma de impostos e multas devidas pela empresa entre 2006 a 2010


	Página da Amazon na internet: a empresa diz estar em "desacordo" com a estimativa da administração fiscal francesa 
 (Nicholas Kamm/AFP)

Página da Amazon na internet: a empresa diz estar em "desacordo" com a estimativa da administração fiscal francesa  (Nicholas Kamm/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de novembro de 2012 às 09h04.

Paris -  O Tesouro francês exige 252 milhões de dólares da líder mundial de comércio eletrônico Amazon em impostos e multas correspondentes aos anos de 2006 a 2010, segundo um documento oficial do grupo que pode ser consultado no site das autoridades da bolsa americanas SEC.

A Amazon diz estar em "desacordo" com a estimativa da administração fiscal francesa e advertiu que lutará para defender suas posições, segundo o texto, que figura em um anexo dos resultados trimestrais do grupo e que foi colocado no site no fim de outubro.

O grupo ressalta que esta quantidade é uma estimativa do Tesouro francês e não é definitiva.

O contencioso se deve à "alocação dos recursos entre diferentes jurisdições estrangeiras" onde o grupo está presente, explicou.

A Amazon também se refere ao fato de que suas atividades comerciais na França são dirigidas de sua sede europeia em Luxemburgo, um país com uma tributação menor que a francesa.

A empresa americana pretende "recorrer a todos os recursos administrativos a sua disposição" para contestar a decisão do fisco francês. Se não alcançar um acordo amistoso, o grupo "contempla iniciar um contencioso judicial".

Sobre este assunto, a Amazon indica que um contencioso similar com o Japão foi solucionado em março no âmbito de um acordo entre as autoridades fiscais dos dois países.

Acompanhe tudo sobre:AmazonComércioEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEuropaFrançaImpostosLeãolojas-onlinePaíses ricos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor